Rio de Janeiro - Brasil

sábado, 24 de março de 2012

Barco japonês a deriva há um ano pelo tsunami no Japão aparece proximo ao Canadá


Um grande navio de pesca que foi varrido pelo tsunami que devastou o Japão no ano passado foi avistado a deriva perto de British Columbia, no oeste do Canadá.
O navio faz parte das 5 milhões de toneladas de detritos que foram arrastados para o oceano em março de 2011 quando um terremoto de magnitude 9,0 e tsunami atingiu o Japão.
O muro de água atingiu a costa leste da ilha após um terremoto de 9,0 pontos, varrendo tudo, desde carros a casas no oceano deixando um rastro de devastação.
Mais do que um ano mais tarde uma patrulha aérea militar canadense percebeu o navio - 4.703 quilômetros de distância de onde ela foi originalmente atracado - flutuando em direção ao litoral.
Foi determinado que o barco foi à deriva sem ninguém ao leme desde março de 11 ano passado.
Um alerta marítimo foi emitida porque o navio poderia representar um perigo à navegação.
A Guarda Costeira do Japão identificou o proprietário da traineira de pesca depois de ter sido contactado por autoridades canadenses, que eram capazes de fornecer o número de identificação no casco do navio.
A traineira que era utilizada para a pesca de lulas, estava atracada em Hachinohe na prefeitura de Aomori, quando do tsunami, disse Toshiro Yoshinaga, um oficial da Guarda Costeira.
Agências canadenses estão monitorando o navio para evitar possivel poluição marinha, embora não haja relatos de vazamento de oleo do navio, informou o Departamento de Defesa canadense.
O terremoto, que atingiu cerca de 230 quilômetros a nordeste de Tóquio, foi a maior da história do país.
Milhares de pessoas foram mortas quando o terremoto provocou o tsunami e outras ondas gigantes que devastaram cidades e áreas rurais.
De acordo com os números oficiais, os desastres deixaram 15.839 mortos, 5.950 feridos e 3.642 desaparecidos.


Fonte:





0 comments:

Postar um comentário