Rio de Janeiro - Brasil

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Carnaval acirra disputa pela audiência na TV.

Alguns anos atrás, no carnaval não havia alterações na audiência na TV aberta, a Globo liderava com folga, o SBT era a segunda colocada, mas sem muita expressão, ate porque a emissora de Silvio Santos costumava colocar todos os apresentadores de férias , com isso a programação da emissora era tomada por reprises, voltando as atividades apenas após o carnaval.
Porem desde a alavancada da TV Record, a coisa mudou de figura, a emissora dos bispos passou a ser a maior concorrente de Globo. Como estratégia, a Record costuma fazer uma programação normal, com intuito de fisgar o telespectador  que não curte a folia.
Isso vem causando um certo embaraço no carnaval para a Globo, principalmente no Domingo e na Segunda de Carnaval, pois são dias com um numero de televisores ligados menor, geralmente quem curte a festa, viaja, e quem fica em casa muitas vezes não quer saber de carnaval.
Isso tem gerado uma vantagem a emissora do Bispo Macedo. No carnaval de 2011, no domingo de carnaval, o programa Domingo Espetacular registrou a maior audiência ate então, concorrendo com os desfiles do Rio, que em alguns momentos chegou a ultrapassar em audiência.
Pois bem esse ano a “coisa” se repetiu, a emissora dos “bispos” novamente montou uma programação estratégica, com reportagens especiais em sua revista eletrônica dominical. O resultado foi de liderança, enquanto a Globo transmitia os desfiles do Rio, vejam  abaixo um quadro de como foi a guerra durante sua exibição:
Domingo Espetacular x Escola de Samba RJ. ( Grande São Paulo)



Como pôde ser observado, a Globo somente conseguiu retornar a liderança com os desfiles  do   Rio após o fim do “ Domingo Espetacular”. Com essa nova realidade na televisão durante o carnaval fica a pergunta sobre qual seria a melhor alternativa para a Globo evitar essas adversidades.

Durante a transmissão do carnaval de São Paulo a Globo conseguiu liderar, embora em alguns momentos a Record também se aproximou. Porem cabe ressaltar que essa audiência que foi divulgada por vários sites/blogs especializados em audiência na televisão, e referente a grande São Paulo. Na sexta e sábado o publico enfrente a TV ainda e grande, já que muitos paulistanos deixam para sair da cidade na ultima hora.
Alem disso esta claro que o paulistano hoje prestigia o carnaval da cidade de São Paulo com sua audiência. Isso é um fenômeno que ocorre em outras capitais, como exemplo de Porto Alegre, uma vez que o Gaucho também já prestigia o carnaval de sua cidade, onde a RBS TV registra uma excelente audiência com a transmissão do grupo especial de Porto Alegre que assim como SP ocorre na Sexta e no Sábado de carnaval.
Como os desfiles do Rio vem na seqüência, na transmissão da Globo acaba gerando um desgaste na televisão, onde uma boa parcela do publico migra para alternativas do carnaval, neste caso a Record e beneficiada por essa migração de telespectadores.
Já li algumas “perolas” em certos sites justificando a baixa audiência dos desfiles do Rio, por estes estarem” na mesmice”. Eu os pergunto:’ Que mesmice? O que se viu ontem no primeiro dia de desfiles do Rio foi um show de belíssima qualidade que fica ate difícil saber qual poderá ser campeã como também quais descerão uma vez do grande equilíbrio apresentado pelas agremiações.
E como também explicitei a audiência que e divulgado por esses meios de comunicação e referente a grande São Paulo, raramente eles divulgam a audiência das demais capitais, que em sua maioria a realidade e totalmente oposta a vista em São Paulo.
Um exemplo e no Rio, que enquanto a Globo suava em SP, aqui no real times( audiência em tempo real) a emissora liderava com folga, como podemos observar num raro momento em que um site divulgou a audiência no Rio:


Portanto fazer uma analise dos desfiles do Rio tendo apenas como base na audiência apresentada em São Paulo e um equivoco, porque estamos falando de um evento turístico não apenas um produto para televisão, pois enquanto na TV ( na grande SP) o carnaval carioca perde fôlego com sua concorrência, na vida real, fora da televisão, o universo e outro.
O evento a cada ano atrai mais turistas, segundo o site G1 neste ano o Rio recebeu para o carnaval cerca 850 mil turistas e deve movimentar cerca de um bilhão de reais.
Acredito que para televisão, uma possibilidade de evitar o ocorrido neste ano, seria a Globo começar a transmissão das escolas de samba do Rio, um pouco mais tarde, assim como faz com os desfiles de São Paulo que na sexta feira começa as onze da noite, evitando desta forma confronto direto com concorrentes em potencial.
Por
Uanderson

0 comments:

Postar um comentário