Rio de Janeiro - Brasil

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Wikipédia esta se tornando a biblioteca dos estudantes preguiçosos


“O site Wikipédia, auto denominado “enciclopédia eletrônica” tem deixado os professores com as “ barbas de molho”, isto porque uma reclamação recorrente dos mestres e que ao passarem trabalhos para seus alunos, principalmente pesquisas, quando recebem para correção percebem que a fonte utilizada para a pesquisa foi da internet, mas precisamente do Wikipédia.
E que não se enganem quem acha que esta pratica seja comum apenas  a estudantes de nível fundamental ou médio, a pratica do copiar e colar da Wikipédia também e corriqueira entre estudantes universitários.
Os professores conseguem descobrir a fonte de varias maneiras, mas a mais comum é:
Alguns alunos são tão despreocupados em mascarar sua preguiça em pesquisar em livros, que ao copiar e colar não se dão ao trabalho de apagar a formatação, com direito a hiperlink( palavras sublinhadas, em negritos, etc..) e tudo mais.
Não fazem alterações no texto em si mantendo praticamente intacto da forma como se apresenta na pagina do Wikipédia.
Alguns mais espertinhos fazem correções, altera a formatação do texto, mas ainda assim são pegos pelos professores mais experientes da seguinte forma:
Hoje o motor de busca do Google e muito eficiente copiando uma frase do texto da pesquisa e colocando no Google consegue –se encontrar a fonte original do texto, e para surpresa dos professores, a maioria das pesquisas acadêmicas caem na pagina do Wikipédia.
O site em questão e uma boa ferramenta a termo de curiosidade, mas nunca como fonte de pesquisa acadêmica, ate porque como uma “ enciclopédia livre “ qualquer um edita com informações que nem sempre são fidedignas, embora este site possua seus administradores e editores, o site não foi projetado para fins de pesquisas acadêmicas ou escolares.
Com isso os alunos se transformaram em “ burros eletrônicos “ pois não exercitam a pratica de pesquisar, de ler artigos, ir nas bibliotecas pesquisar por fontes seguras, de grandes pesquisadores.
O resultado na maioria dos casos é um ZERO na nota. Sendo assim um conselho de universitário é, quando precisar de fontes para pesquisas, caso não tenha tempo de ir a biblioteca,  visite a pagina do Google acadêmico. Esta pagina e destinada a este fim, com vários artigos científicos de diversas áreas.
Fazendo um trabalho se baseando em uma fonte relevante alem de lhe proporcionar ganhos de conhecimento, lhe garantirá uma boa nota. O Wikipédia não é fonte para este fim, pelo menos para os que não querem levar o titulo de “burro eletrônico” .
Uanderson

0 comments:

Postar um comentário