Rio de Janeiro - Brasil

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

resgate dramático de elefanta e filhote presos na lama


Durante uma visita à região nesta semana, um grupo de turistas avistou os animais em dificuldades, completamente presos na lama.
Ao lado deles, outros elefantes da manada tentavam em vão tirá-los da lama, enquanto a elefanta e seu filhote gritavam desesperados.O grupo turístico contactou então membros da Sociedade de Conservação de South Luangwa (SLCS, na sigla em inglês) e da Autoridade para Vida Selvagem do Zâmbia (Zawa), que participaram do resgate.
                    
Normalmente, os especialistas em vida selvagem sugerem que os seres humanos não interfiram com o curso natural da vida selvagem, mesmo que os animais corram perigo de vida, a não ser que os problemas sejam causados pelo próprio homem.

Mas no caso dos elefantes, as pessoas envolvidas dizem ter aberto uma exceção por pena dos animais.

"Achamos que não podíamos deixar os animais naquela situação. Os elefantes gritavam desesperadamente, todos ficaram tocados pela cena. Acho que neste caso a intervenção era justificável", explicou à BBC Brasil Mindy Roberts, da agência Norman Carr Safaris, que organizou o tour.

"Nós simplesmente não podíamos ficar parados e ficar observando os animais se debatendo e finalmente morrendo", disse ela.

Resistência

Os especialistas da SLCS e da Zawa começaram o resgate amarrando uma corda ao redor do filhote – apesar das resistências da mãe, que tentava proteger o elefantinho com sua tromba.
Uma dezena de pessoas foi necessária para ajudar a puxar a corda e arrastar o filhote para fora, vencendo a resistência do próprio animal, que não queria sair de perto da mãe.
A equipe de resgate contou com a inesperada ajuda de outros animais da manada, que emitiram sons de chamada para o filhote, que finalmente saiu de perto da mãe e se juntou aos demais companheiros.
A corda foi então amarrada no entorno da mãe, que já apresentava sinais de desidratação e de exaustão. Para retirá-la, foi necessário puxar a corda com um trator.
O resgate foi acompanhado pelos turistas, incluindo o guia Abraham Banda, que tirou as fotos.


0 comments:

Postar um comentário