Rio de Janeiro - Brasil

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Dengue é a doença tropical que se espalha mais rapidamente pelo mundo, diz OMS









A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta quarta-feira um relatório em que classifica a dengue como a doença tropical que se espalha mais rapidamente no mundo hoje, com potencial para se tornar uma epidemia mundial. Segundo a entidade, a incidência da condição aumentou 30 vezes nas últimas cinco décadas e, atualmente, a dengue está presente em mais de 125 países. Todos os anos, são registrados mais de 50 milhões de infecções e 20.000 mortes em decorrência da doença em todo o mundo.

Esses dados fazem parte do segundo relatório da OMS sobre 17 doenças tropicais que, ao todo, atingem aproximadamente um bilhão de pessoas no mundo inteiro. Embora o documento mostre importantes progressos na maioria dessas condições, ele ressalta que o avanço da dengue é preocupante. De acordo com a entidade, mudanças climáticas e o aumento dos movimentos populacionais no mundo ajudam a explicar o avanço.

Entre as 17 enfermidades descritas nos relatório, duas podem ser erradicadas ate 2020, segundo a OMS: o pian, uma doença da pele e das articulações transmitida por uma bactéria, e a dracunculíase — também conhecida como infecção pelo verme da Guiné, causada pelo Dracunculus medinensis, um verme nematoide que migra do estômago e passa em sua forma adulta para outros locais do corpo. O documento da OMS também traça objetivos para a eliminação de outras cinco doenças, entre elas a raiva, e para o controle de outros nove males até 2020.

"A OMS registrou progressos sem precedentes contra enfermidades tropicais graças a uma nova estratégia global, ao fornecimento regular de medicamentos de qualidade e ao custo controlado e apoiado por inúmeros associados", informa o relatório.

Fonte:

0 comentários:

Postar um comentário