Rio de Janeiro - Brasil

sábado, 8 de março de 2014

Audiência do carnaval carioca em São Paulo pode ditar futuro das transmissões do carnaval pela Tv Globo.






Todo mundo que gosta de carnaval e escola de samba estão revoltados com a atitude da Globo em transmitir os desfiles das campeãs somente pela TV fechada, pelo canal VIVA. Muitos se perguntam o porque dessa atitude egoísta de negar aos que não possuem TV fechada em assistir esse grande espetáculo.

Pois bem, já algum tempo, talvez quase uma década, os desfiles das escolas de samba do Rio vem tendo uma grande perda de audiência na grande São Paulo. Alguns meios de comunicação, TODOS de São Paulo divulgam logo após o carnaval, com estardalhaço a queda de audiência do carnaval carioca como se isso fosse uma realidade nacional. Vejam abaixo como eles divulgaram a audiência do carnaval do Rio em diferentes sites:

 rede globo com audiência em queda livre quer esquecer o carnaval ...

Globo registra pior audiência do Carnaval no Rio de Janeiro ...

Apuração do Carnaval de SP eleva ibope da Globo - Audiência da ..

Fantástico marca a pior audiência da história no domingo de Carnaval

Na Ilharga: Globo tem recorde negativo na audiência do Carnaval.

Televisão - Carnaval derruba audiência da Rede Globo

Globo registra pior audiência em transmissões do Carnaval no Rio ..

Já faz um tempo que rebato essas noticias que são lançadas na mídia pelas mesmas pessoas, colunistas paulistanos, sejam Daniel Castro e Ricardo Feltrin. Eles sempre divulgam a audiência registrada na grande SP, e dão como se fosse a realidade no Brasil. Todo mundo replica essa noticia tendenciosa que não afeta a Globo e sim ao carnaval carioca que tem grande audiência no restante do Brasil.

Ano passado consegui comprovar isso, após enviar dados de audiência para a coluna Parabólica do jornalista José Armando Vanucci na Jovem Pan online. Com meus dados e outros que ele teve acesso ele confirmou que essa queda sistemática de audiência no carnaval é um fenômeno paulistano.

Mas apesar disso, ninguém divulga como foi o Ibope das escolas de samba cariocas, no Rio, em Recife, em Porto Alegre, em Campo Grande, não importa, só importa que o paulistano não quer mais assistir o carnaval carioca. Graças a essas noticias tendenciosas a Globo vem cortando o carnaval carioca a ponto de a dois carnavais não transmite ao vivo na integra o carnaval carioca para o restante do Brasil, começa a transmitir apenas da segunda escola em diante, seguindo a programação que a emissora prepara para São Paulo.

Nesse ano os desfiles das campeãs será transmitido pelo canal VIVA. Vocês acham que isso e por acaso? Da forma que estão usando esses números de audiência distorcidos, no futuro bem próximo a TV Globo poderá optar em  transmitira os desfiles das escolas de samba somente em TV fechada sob justificativa de baixa audiência. E isso tudo porque O PAULISTANO não querer mais assistir o carnaval carioca. E dana-se o restante do País que ainda o acompanha.

Abaixo vou colocar um vídeo da Jovem Pan Online onde o jornalista José Armando Vanucci fala do email que eu o enviei e confirma a minha teoria, que essa queda de audiência é um fenômeno paulistano, e que o paulistano tem um envolvimento com a festa momesca diferente do carioca e do restante do País.

Por Uanderson 

Video postado no You Tube: 

https://www.youtube.com/watch?v=ioBnCapGYgo


8 comments:

  1. Não sei o nome da pessoa que escreveu essa matéria, mas eu sou de São Paulo e na minha opinião a audiência do carnaval carioca cai aqui na capital, puro e simplesmente porque a gente não consegue assistir o "mesmo" carnaval 4 dias seguidos. Eu por exemplo adoro assistir mas quando chega no segundo dia, que no caso é em SP já estou cansada. Ai o que faço vejo quais eu quero assistir no RJ e se conseguir acordo pra ver. Não é preconceito com o Carioca, é que quando chega o domingo ninguém aguenta mais...rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Fabi, quem escreveu esse texto fui eu o administrador do blog. Neste texto não culpo o paulistano por nada, ate porque ninguém e obrigado a acompanhar carnaval, seja paulista como ate mesmo o carioca. Eu tenho conhecidos meus daqui do Rio que não curtem acompanhar os desfiles.

    O texto veio sim rebater a teimosia de certos colunistas de alguns meios de comunicação, que são de São Paulo que todo ano divulgam a audiência pós carnaval, mas somente de São Paulo. O que ocorre é que o paulistano hoje obviamente da preferência em acompanhar o carnaval de sua cidade, e não tem saco para acompanhar os do Rio de Janeiro.

    Antigamente a Globo transmitia somente o carnaval do Rio, domingo e segunda de carnaval. A partir de 1995 a Globo passou a transmitir os de São Paulo, que eram somente aos sábados. Em meados dos anos dois mil, a Globo e a liga das escolas de samba de São Paulo entraram em acordo e o carnaval de São Paulo passou há ter dois dias, assim como no Rio. O problema começou ai, houve pouco a pouco um desgaste dessa transmissão na TV em São Paulo, por conta de quatro dias de desfiles.

    Aqui no Rio de Janeiro as escolas de samba fazem parte de nossa cultura, não meramente um evento sazonal, que baixa no carnaval. Aqui se a Globo transmite quatro ou cinco dias o pessoal acompanha, é uma questão de cultura, coisa que em São Paulo, pelos números vemos que ocorre de maneira inversa.
    Em outras capitais pelo que pude ter de informação, os desfiles do Rio também vão bem de audiência. O objetivo do meu texto foi:

    1º Se a perda de audiência é especificamente em São Paulo, a Globo deveria ou parar de transmitir os desfiles do Rio para São Paulo ou transmiti-los somente após a meia noite, assim evitaria perda de audiência para concorrente ( Record) que é o que vem ocorrendo, motivo pelo qual a Globo hoje esta cortando a transmissão das escolas do Rio, não transmitindo a primeira escola.( o desfile na integra somente esta sendo liberado para o estado do Rio)

    2º Como disse, rebater as notas dos jornais que colocam como se o carnaval carioca tivesse derrubado a audiência da Globo, assim como você pôde ver no texto acima os títulos das matérias que falam sobre esses índices baixos alcançados pelas escolas cariocas. Números de São Paulo que eles colocam como se fosse à realidade do restante do País.

    Ate que se prove o contrario, o carnaval carioca rende bons índices de audiência durante o carnaval para a Globo, com exceção na cidade de São Paulo. Esse sim deveria ser o titulo das manchetes dos jornais.

    Por conta dessa valorização da audiência apenas de São Paulo, não seria espanto se a Globo daqui a alguns anos passasse a fazer essas transmissões apenas em TV fechada, assim como esta fazendo hoje( 08/03) com os desfiles das campeãs do Rio que desde que me entendo por gente ( tenho 34 anos) é transmitido em TV aberta, antes pela Manchete e ate 2012 pela Band o qual a Globo repassava esse direito.

    Obrigado pela sua participação no Blog;

    Uanderson de Aquino

    ResponderExcluir
  3. Olá, o meu comentário não foi uma crítica. Muito pelo contrário acho que tem que ser transmitido os desfiles de SP e RJ, eu gosto de saber que tem as opções. Mas em relação a baixa audiência acho que tem haver com duas coisas o carnaval não tem que ser tão formal duas pessoas sentadas na bancada comentando o desfile inteiro, exemplo esse ano eu amei, foi muito mais descontraído e segundo o descaso da Globo com o público aqui em SP não mostrou nenhum "famoso" por que não era da emissora, achei isso um absurdo, tanto é que pegaram no pé deles por isso, a crítica nas redes sociais foi muito forte, e achei certo.
    E segundo tudo que eles vão transmitir passam tudo pela metade, tudo editado, um exemplo é o Rock in Rio, poxa são só dois finais de semana custa passar o show inteiro de determinado artista. Acho que eles poderiam passar os shows com atraso de 1 horas mais ou menos até mesmo para eles cortarem o intervalo de um show para outro. Tratam o público como lixo, quem não tem tv por assinatura tá ferrado não vê nada! Fora os seriados que cortam tanto que eu mesmo perco o interesse de assistir.... E tem muito mais. É só um desabafo mesmo, culpam tanto o público mais não respeitam.

    É isso ai,
    Boa tarde! rsrs

    ResponderExcluir
  4. Acho que a opinião desses colunistas não representam a opinião dos PAULISTAS e sim uma tendencia geral da REDEGLOBO que vem perdendo a audiencia não somente no carnaval mas em toda sua grade... eu particulamente como amante do carnaval especialmente do CARIOCA onde ocorre um real espetaculo, sou PAULISTA nascido em sp e assisto somente o carnaval do rio, e todos de sp sabem o quão elevado é o carnaval do rio em comparação do rio com sp... Acho que o que cansa mesmo é a apresentação limitada e elitizada da REDEGLOBO o legal do carnaval é o calor do momento sem filtro e a globo o que mais tem é filtro... quanto mais cult mais CÚ fica... o desfile das campeãs praticamente nem tocam no assunto super esquisito o que acontece concordo que existe a manipulação das informações...

    ResponderExcluir
  5. Concordo com todos vocês nas opiniões...mas só uma ressalva....também sou de São Paulo e a alguns anos tanto cariocas como o restante do Brasil via o carnaval de sampa de 15 anos atrás como um RODEIO... coisa chata de se ver...no início dos anos 2000 com os poderosos patrocínios dos empresários daqui, as escolas ficaram muito ricas, em destaque a Rosas de Ouro...Mocidade Alegre... e Vai Vai.. estas ficaram tão infladas de recursos tecnológicos e dinheiro de patrocínio que se equipararam as do Rio...anulando o efeito RODEIO e se tornando um imenso espetáculo pra hollywoody nenhum botar defeito...ai o paulista começo a valorizar o espetáculo daqui...e segundo a mídia paulista se dar uma caprichada no áudio e ampliar o sambódromo como fizeram no Rio, nos próximos 6 anos o carnaval paulista será o maior do país, vide o luxo das alegorias enormes e capricho nas fantasias...ou seja serão 4 dias de carnaval IGUAIS...dai a queda na audiencia do carnaval carioca aqui em sampa pois como a Fabi explicou ninguém aguenta 4 dias de folia pois sampa não para como salvador rio e recife...mas o carnaval carioca pode crescer mais... só não cresce por causa da maldita torre de tv que impede de ter carros maiores...mas ainda como bom paulista ainda acho o carnaval do rio o melhor do mundo...(por enquanto) abraços a todos....mas por favor MANDA A GLENDA E CIA CALAR A BOCA NA TRANSMISSÃO DO RIO...nós paulistas odiamos os comentaristas da globo interrompendo o show kkkk

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelas participações de todos, quando criei esse blog minha intenção era justamente essa criar um espaço de discussão.

    Somente quero deixar claro mais uma vez que esse artigo não tem a intenção de querer comprar o carnaval do Rio com o de São Paulo fazendo aquelas brincadeiras desagradáveis que o jornalista Maurício Kubrusly adora fazer nas transmissões da Globo no carnaval de SP, tipo: Qual e o melhor Rio ou São Paulo?

    Gosto e como a bunda cada um tem a sua, há pessoas que num desfile de escola de samba curte apenas os carros alegóricos, a altura desses, a outros como eu que gostam dos detalhes, do conjunto, que se inclui o samba, pois um desfile pode ter carros de 100 metros de altura, mas se não tem um samba que tenha swing, letra e melodia, vira “parada das rosas”.

    Esse texto foi apenas para criticar a postura da TV Globo que vem empurrando a transmissão do carnaval do Rio para mais tarde em rede nacional, e ainda por cima a emissora não esta transmitindo a primeira escola de samba.

    Quis explicar neste artigo o porquê a Globo esta fazendo isso, ou seja queda de audiência do carnaval do Rio em São Paulo, e dei uma sugestão a Globo nesse artigo. Já que a queda de audiência do carnaval carioca e um fenômeno paulistano, assim como disse o jornalista José Armando Vanucci, a Globo poderia montar uma programação especifica para São Paulo durante o carnaval, onde exibiria o Fantástico com duração normal lá pelas 23 horas começaria a transmissão.

    Mas para o restante do País, que ainda registra boa audiência com o carnaval do Rio a Globo exibiria os desfiles na integra, seguindo a programação do Rio. Essa foi à intenção do blog, o texto de maneira alguma foi para criticar o paulistano em não acompanhar o carnaval do Rio, as pessoas tem o direito de gostar ou não.

    Mais uma vez agradeço a todos pela participação no Blog.

    ResponderExcluir
  7. Eu sou paulista e so assisto o carnaval de SaoPaulo,pois acho que a do Rio apesar de ser superior os paulistanos nao conseguem ver da mesma forma que o desfile de sao paulo pois nao tem uma torcida,uma competição,os paulista nao estao nem ae pra que escola do rio vai ser campeã a ssim como as do rio vive versa,acho que a globo deveria passar os desfiles do rio no brasil todo exceto sampa e pronto,ate os compactos que a globo passa é as do rio o compacto que devia passar em sampa é de sao paulo mas eles passam do rio,sem sentido isso

    ResponderExcluir