Rio de Janeiro - Brasil

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Brasileiro ganha "Nobel da Matemática”

O matemático brasileiro Artur Avila, 35 anos, receberá nesta terça-feira à noite (horário de Brasília) a Medalha Fields, considerada o "Prêmio Nobel da Matemática". O reconhecimento máximo da União Internacional de Matemática será entregue durante o Congresso Internacional de Matemáticos, realizado em Seul, na Coreia do Sul.

Avila é o primeiro latino a receber a medalha, entregue a cada quatro anos. A Fields foi concedida pela primeira vez em 1936 e, a cada edição, é entregue a, no máximo, quatro matemáticos com idade inferior a 40 anos, que tenham realizado feitos notáveis. Ao todo, 52 matemáticos já receberam o prêmio.

O brasileiro tem graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1997) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2001).
Atualmente, é pesquisador doInstituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pesquisador do Centre National de la Recherche Scientifique, em Paris. Suas pesquisas têm ênfase na área de Sistemas Dinâmicos.

— Há vários anos existia uma expectativa nessa direção, e realmente eu sentia isso como uma pressão sobre mim, também pela sua importância para o Brasil, que de maneira um pouco estranha nunca teve prêmios internacionais desse porte, como um Nobel. Assim, ficava um pouco pesado. A notícia da medalha teve, para mim, um primeiro efeito de alívio — contou Avila ao Jornal O Globo


0 comments:

Postar um comentário