Rio de Janeiro - Brasil

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Horário de Verão, o inimigo antigo da Globo.



Esse finalzinho de ano, a Globo vem tendo dor de cabeça com sua programação no geral, mas principalmente com suas novelas, que vem apresentando baixos índices de audiência. A novela das Seis, há poucos dias chegou a marcar 14 pontos, índices muito abaixo de uma novela para esse horário para Globo.
Algumas explicações para esse resultado seria o fato da novela ser de época, e o publico poderia estar desacostumado a um ritmo mais lento, que é comum nesse tipo de folhetim, já que a novela e bem elogiada pela critica.
Na faixa das 19 horas, o problema seria a reedição de uma novela cujo tema estaria ultrapassado, isso na explicação de uns, para outros o problema seria uma espécie de ressaca, onde o espectador depois de uma novela dinâmica e humor fácil, que tornou Cheias de Charme um sucesso, não teria se adaptado a trama atual.
Mesma explicação e dada para nova trama das 21 horas que vem apresentando audiência abaixo do esperado, o publico ainda estaria com saudades de Carminha & companhia.
A resposta para a Globo estar patinando no Ibope pode ser todas essas, mas eu incluo também o horário de verão. Removendo  o baú, percebe-se que a Globo sempre tem queda acentuada nessa época do ano, embora o ápice costuma ocorrer entre dezembro e janeiro, época de ferias escolares e festas de final de ano, e que a TV fica de lado.
Outro ponto importante, e que mais uma vez, São Paulo e o centro do “furacão”. Em outras cidades, a queda tem sido menor, porem em São Paulo a fuga dos telespectadores e bem estridente.
Posso  chutar, quem sabe isso é reflexo do paulistano possuir melhor condição financeira, com isso vão mais a cinemas, teatros, e outros eventos culturais que a população de outras cidades, assistindo menos televisão em períodos como esse. Isso pode ser um dado interessante de se analisar visto que apesar da Globo ter perdido uma audiência absurda, suas concorrentes não cresceram na mesma proporção.
No horário nobre, concorrendo com “ Salve Jorge”, Ratinho vem apresentando um aumento de sua audiência desde o termino de “Avenida Brasil”, mas mesmo assim e muito pouco para afirmar que estaria recebendo migração de telespectadores da Globo. Assim ocorre com a Record, que esta chegando aos 8 pontos com “Rei Davi”, coisa que quando concorria com “Avenida Brasil” empacava nos três pontos, mas também pouco demais para incomodar a Globo.
Em relação à novela das 21h, acho que decisão da autora em manter o nome de sua trama em “Salve Jorge”, pode sim ter uma parcela de culpa nessa rejeição inicial de sua novela. Em tempo que o Brasil vive uma fase se transição religiosa em que os evangélicos já são quase metade da população, tudo deve ser pensado. Muito embora acredito também que a autora teve coragem em seguir com sua intuição e isso precisa ser respeitado, os evangélicos precisam nesse aspecto não endemonizar outras religiões.
As perseguições que a novela de Gloria Perez sofreu antes do lançamento, pode ser considerado como ato de intolerância religiosa de certos grupos neopentecostais. O Brasil e um Pais laico e se continuar dando “corda” para esse grupo, nos transformaremos em um Irã, para isso não falta muito já que vivemos um País com altíssimo índice de analfabetismo e analfabetos funcionais, terreno prospero para que espertalhões encham as cabeças de pessoas humildes com baixa capacidade critica.
De qualquer forma, o horário de verão é sempre inimigo da audiência “global”, alguns anos atrás a Globo ate modificou a programação no horário de verão, fazendo os programas entrarem meia hora depois do horário habitual. Vamos ver como a emissora ira trabalhar para reverter esse “problema”.
Uma coisa é certa, dizer que a Globo esta desesperada por conta disso e bobagem, a emissora dos marinhos já passou por coisas bem piores, como o endividamento das organizações Globo no final dos anos 90, e apesar de muitas revistas da época dizerem que seria o fim da Globo, que esta estaria na beira do abismo, a empresa deu a volta por cima, pagou sua divida e continuou reinando em absoluto em audiência. Ate porque, com respeito às demais emissoras, a Globo faz por merecer ser líder. Será que estou falando bobagens?
Por Uanderson

0 comments:

Postar um comentário