Rio de Janeiro - Brasil

domingo, 20 de outubro de 2013

Queda de audiencia da Globo: a repetitiva e equivocada interpretação da audiencia televisiva do colunista da Folha de São Paulo.


Esse Ricardo Feltrin da Folha de São Paulo precisa se atualizar. Como ele mesmo demonstrou pelos números a Globo vem caindo sim, mas ao contrario do que ele demonstra, que a Record seja a causa desta queda ao informar sobre os bilhões investidos na programação, o que podemos ver foi sim:

Primeiro a Globo esta perdendo audiência para ela mesma, já que sua principal concorrente a Record perdeu alguns décimos no painel nacional de tv em relação a 2012. Quando ele fala que a Record cresceu 75, 80%, acaba impressionando quem não é familiarizado no assunto, mas a Record na década de noventa mal chegava aos dois pontos de audiência na media 24h dia. Com isso se a emissora consegue a partir dai alcançar 4, já cresceu 100%!!

A Globo ainda não tem concorrência, a Record e hoje o que o SBT já foi um dia. Para se ter uma ideia vejam abaixo um quadro com a media ano, desde os anos noventa ate 2009 das principais emissoras do País:


Como puderam ver, a audiência que a Record apresenta hoje, 5,6 é menor que ela  apresentava em 2009.

Porque então a Globo esta caindo? Esta caindo porque esta perdendo audiência para outras mídias, a internet, a TV por assinatura, alem da mudança de habito do brasileiro que antes tinha a tv como única opção acessível de entretenimento gratuito, hoje com a melhoria da renda do brasileiro a coisa mudou, as pessoas ficam menos tempo em casa, as mulheres que antes, de maneira geral ficavam em casa tomando conta dos filhos, hoje trabalham.

Por tanto nem a Globo, muito menos qualquer de suas concorrentes conseguira atingir novamente os áureos 60 pontos de audiência, isso é passado! E o quanto a Globo ainda irar cair? Pode a Globo acabar ficando empatada com a Record?

A Record tem um publico cativo que da a emissora os atuais 5 pontos e mais alguma coisa, e ponto! A emissora demonstrou não ter capacidade de aumentar esse publico de forma cativa, um dos motivos, alem dos erros estratégicos e a ma fama que a emissora tem por ser uma rede de tv do emblemático Edir Macedo e sua mais emblemática ainda igreja, a Universal. Todos os esforços da emissora em expandir seus números nitidamente esbarra nessa questão.

A Globo tendera cair mais, ate atingir um numero que talvez na minha opinião seja uns 10 pontos de media no PNT, mas ainda sim lhe conferira líder de audiência. Como posso ter essa certeza? Bom certeza somente temos de nossa morte, mas podemos analisar pelas circunstâncias.

Embora a Globo esteja perdendo audiência em tv aberta, ela e líder entre as redes abertas exibidas na tv por assinatura, alem disso como a própria matéria do senhor Feltrin mostra, a Globo possui parceria com os principais canais de filme, no caso a parceria da Globosat com os estúdios MGM, Paramount, Fox e Universal, alem de outras canais que são distribuídos da Globo.

Ou seja a Globo perde publico de um lado, no caso na tv aberta, mas ganha por outros caminhos, onde a emissora sabidamente investiu a muito tempo atrás e hoje colhe esse frutos. Essa é a principal receita da liderança da Globo: Ela foi pioneira em vários meios, como na tv por assinatura, em uma época em que possuir tv a cabo era “coisa de rico”, hoje a classe C e a responsável pela expansão da tv por assinatura do Brasil.

Desta forma não entendo o porque de tamanho alarde do jornalista da Folha de São Paulo ao publicar tais números. Talvez precise se atualizar um pouco mais, pois pelo visto a Globo tem feito isso, embora pareça estar perdendo,  na realidade os frutos hoje ela colhe em “outras arvores”.

Por Uanderson de Aquino
Fonte de dados audiencia de 1990 a 2009:
Fonte: http://tvfoco.pop.com.br/audiencia/relembre-a-media-do-ano-desde-a-decada-de-90sbtrecord-e-globo/#ixzz2iGvkePKs

2 comments:

  1. UANDERSON VOCE ESTA DE PARABENS PELA ANALISE, REALMENTE ANALISANDO POR ESTE PONTO DA PARA VER QUE A TV GLOBO PERDE AUDIENCIA NA TV MAS COMO A TV HOJE PODE SER ASSISTIDA ATE POR UM CELULAR QUEM VAI AFERIR A AUDIENCIA DAS EMISSORAS NOS CELULARES, NA INTERNET? ESSA MATERIA DA FOLHA DEVE TER SIDO COMPRADA PELO BISPÃO BILIONARIO. OOOOOOOPPSSSSS!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ou seja Globo continua sendo a poderosíssima

    ResponderExcluir