Rio de Janeiro - Brasil

domingo, 20 de outubro de 2013

Astrônomos descobrem asteroide de 400 metros que pode atingir a Terra em 2032

Ucrânia - Astrônomos ucranianos descobriram um asteroide de 400 metros que está vindo em direção à Terra. O impacto, que pode ocorrer no dia 26 de agosto de 2032, terá a intensidade de mais de 50 bombas nucleares. A possibilidade da ocorrência foi verificada em 27 observatórios em todo o mundo.

Nesta semana, a NASA emitiu uma nota sobre o risco do impacto. A chance do asteróide de colidir com a Terra é de uma em 63 mil. Probabilidade do fenômeno ocorrer foi acrescentada à escala de Torino, que mede o risco de choque de objetos com a Terra.

Se atingir o planeta, o impacto do asteroide pode causar danos a uma área de aproximadamente 100.000 quilômetros quadrados. "Aqui está um super-objetivo para a nossa indústria espacial", disse o vice-primeiro-ministro da Rússia, Dmity Rogozin, que tem incentivado o país a desenvolver sistemas de defesa de asteroides.

Os astrônomos, no entanto, já começaram a avaliar as chances da colisão acontecer. Eles acreditam que até 2028 conseguirão definir o caminho exato do corpo celeste e o possível local de impacto com o planeta.

Fonte: O Dia

0 comments:

Postar um comentário