Rio de Janeiro - Brasil

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Cientista especula que humanos evoluirão para terem bicos





Um biólogo da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, especulou que, em alguns milhões de anos, os seres humanos podem vir a desenvolver bicos no lugar dos nossos dentes, à semelhança de peixes baiacus, por exemplo. Seriam “mais práticos e robustos”, diz o cientista, além de não terem o risco de apodrecer ou cair.

Gareth Fraser dá o exemplo de tubarões, que desenvolvem dentições novas durante toda a vida, e diz que com o aumento da expectativa de vida e nossa dieta moderna, duas dentições para uma vida inteira são uma limitação que pode ser superada no decorrer de nossa evolução como espécie.

Fraser identificou as células responsáveis ​​pelo crescimento de novos dentes em outros animais e considera que os cientistas possam, com isso, estimular as células na boca humana que têm a mesma finalidade para criar mais conjuntos de dentes.

- Nossa pesquisa tem foco em procurar formas de replicar o método que os peixes usam para ter dentições ilimitadas e encontrar um jeito de aplicar essa capacidade em humanos - disse o biólogo ao jornal britânico “The Telegraph“.

Fraser, no entanto, acha improvável que tal façanha ocorra antes de 50 anos. Em 2009, cientistas da Universidade de Tóquio conseguiram criar uma dentição nova em camundongos por meio de manipulação de células em laboratório.

Fonte: O Globo




0 comments:

Postar um comentário