Rio de Janeiro - Brasil

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Na Índia, 12 pessoas são diagnosticadas com tipo incurável de tuberculose


No último final de semana, a imprensa da Índia revelou que 12 pacientes foram identificados no país com um tipo de tuberculose totalmente resistente a drogas. Ou seja, o mal é, até onde os especialistas sabem, incurável. Segundo o jornal The Times of India, todos receberam o diagnóstico em um mesmo hospital, o Hospital Nacional de Hinduja, em Mumbai.
Em dezembro do ano passado, uma carta enviada ao periódico Clinical Infectious Diseases já havia descrito a trajetória clínica de quatro indianos diagnosticados com essa resistência, mas só agora a população do país tomou conhecimento do novo número — três vezes maior — de pessoas atingidas.
A carta enviada ao periódico, publicada em 21 de dezembro de 2011, descreveu a trajetória de quatro pacientes indianos que revelaram ter a resistência total às drogas (“Totally Drug-Resistant” ou TDR-TB, na sigla em inglês) desde outubro do mesmo ano. Eles, segundo o documento, visitaram entre dois e quatro médicos, e pelo menos três deles receberam indicações erradas de antibióticos.

Essa, porém, não é a primeira vez que casos de resistência total são relatados. Em 2009, 15 pessoas foram observadas com esse problema no Irã. Na época, esses pacientes foram diagnosticados com um tipo de resistência às drogas de primeira linha (“Multi Drug-Resistant” ou MDR-TB, na sigla em inglês).

Esse problema faz com que os pacientes sejam tratados com coquetéis à base de agentes de segunda linha (remédios receitados quando os de primeira linha — que combatem os primeiros sintomas da doença — não funcionam), que são menos eficazes, têm maiores efeitos colaterais e demoram mais para surtir efeitos positivos.

Além da MDR-TB, há outro tipo conhecido de resistência: em relação a certas drogas de primeira linha e outras de segunda linha (“Extensive Drug Resistante” ou XDR-TB, na sigla em inglês).

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 3,3% de todos os novos casos de tuberculose registrados em 2009 tenham sido de resistência MDR-TB. Todos os anos, segundo a OMS, 440.000 casos de MDR-TB são diagnosticados anualmente, e 150.000 pessoas morrem com esse tipo da doença anualmente. A OMS informa que, até 2010, 69 países registraram casos de XDR-TB e que cerca de 25.000 casos da resistência apareçam a cada ano.

Tuberculose – De acordo com a OMS, se não tratada, uma pessoa com a doença ativa da tuberculose pode infectar entre 10 e 15 pessoas a cada ano. A doença matou 1.7 milhão de pessoas ao redor do mundo no ano de 2009. Dados do Ministério da Saúde mostram que, no Brasil, 71 mil novos casos de tuberculose são registrados anualmente.
Fonte:


0 comments:

Postar um comentário