Rio de Janeiro - Brasil

sábado, 28 de janeiro de 2012

Confirmado um caso de dengue do tipo 4 em Bangu


Rio - O Rio registrou o primeiro doente com dengue tipo 4, na Zona Oeste. O caso, confirmado ontem pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, foi em Bangu, sexto bairro da capital em infestação do mosquito Aedes aegypti — a cada mil imóveis, 60 têm focos de dengue.

A circulação do vírus tipo 4 é considerada mais preocupante à saúde pública que os demais (1, 2 e 3) por aumentar risco de epidemia. O motivo é que poucas pessoas são imunes ao micro-organismo.

Na região de Bangu — que compreende Senador Camará e Padre Miguel —, ao menos 18 pessoas já tiveram dengue este ano. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil informou que intensificou o controle contra o mosquito onde o caso foi registrado e em seu entorno, com medidas de bloqueio: uso de fumacê e aparelhos portáteis de inseticidas.

O trabalho de prevenção e combate será concluído com varredura dos imóveis da área e, como complemento, ações de educação e conscientização dos moradores.

Na terça-feira, exames realizados pela Fiocruz em amostras de sangue confirmaram a presença do vírus tipo 4 da dengue em Niterói, na Região Metropolitana. Ano passado foram registrados 11 casos.

CASOS SEM MORTES

No estado, a Secretaria Estadual de Saúde notificou 1.270 casos de dengue desde o dia 1º de janeiro. No período, nenhuma morte foi registrada. Já na cidade do Rio, foram 532 casos.
A maioria na região da Leopoldina (Penha, Ilha do Governador, Ramos, Bonsucesso, Olaria, Manguinhos, Penha Circular, Brás de Pina, Cordovil, Parada de Lucas, Vigário Geral, Jardim América, Complexo do Alemão e Maré). Depois, aparecem o Centro e a região de Madureira, na Zona Norte. Na próxima semana, carros fumacê vão passar por 15 bairros com alto índice de mosquitos Aedes aegypti.
Fonte:



0 comments:

Postar um comentário