Rio de Janeiro - Brasil

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Carioca, é um povo “bunda mole”!




O texto de hoje e uma reedição do um artigo que fiz no ano passado cujo titulo é: “Carioca se acha esperto, mas não passa de Zé mane”. O artigo em questão era uma critica ao carioca que por ter um coração generoso, esquece de si, ajuda a terceiros e depois “toma fumo”!

Assim foi desde a transferência da capital do Pais do Rio para Brasília, e tantas outras perdas que o Rio sofreu nas ultimas décadas, muitas das quais haviam cariocas por trás, ajudando, se omitindo e contribuindo para um esvaziamento político e cultural da cidade maravilhosa.

Pois bem, hoje lendo a pagina “O Dia na folia” do Jornal O Dia online, li uma matéria cujo titulo é: “Carnaval paulista cresce e exporta mulata para o Rio”. O texto aborda o crescimento do carnaval paulistano( me refiro aos desfiles das escolas de samba) e a coroação de Camila Silva, rainha da bateria da Vai Vai, á Rainha da bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel.

Mas o que mais me chamou a atenção do texto é, mais uma vez, cariocas batendo no peito o fato de estar contribuindo para o crescimento do carnaval de outra cidade, onde no seguinte trecho da matéria diz:

“Há quem diga que o Carnaval de São Paulo alcançou o glamour do Rio e pode roubar a cena em breve. E quem diz isso são sambistas cariocas.”

Pergunto: o que o Rio ganha com o crescimento do carnaval de São Paulo? Olha  não estou sendo egoísta, mas sim aprendi na vida a ter “vergonha na cara”!. Se o carnaval de São Paulo esta crescendo, ótimo! Parabéns para eles, realmente não há como negar que o carnaval paulistano cresceu e esta bonito, quem diz o contrario e talvez por “dor de cotovelo”,

Mas ao meu ver, esse crescimento deve ser por mérito deles, e não cariocas ir para lá ajuda-los nesse crescimento que não contribuirá em nada com o nosso. Nas ultimas décadas o Rio somente perdeu, assim foi deixar de ser a capital do Pais, muitas indústrias foram para outros estados, nossa bolsa de valores fechou as portas( na época em que um pseudo carioca presidia o Pais) eventos importantes como a F-1, e agora ate os royalties do petroleo querem nos tirar!!!

E por falar em royalties, nessa batalha que travamos contra a maioria dos estados, não recebemos apoio de ninguém, São Paulo que poderia ter uma participação ate mesmo decisiva ao nosso favor, pela importância econômica desse estado para o Brasil, foi tímida ou simplesmente não ocorreu.

Ai voltamos ao carnaval, o evento turístico mais importante para o Rio de Janeiro que chega a atrair um milhão de turistas para a cidade e movimentar em ate um bilhão de reais no carnaval, e nossos artistas do carnaval simplesmente acham bonito dizer que estão ajudando o carnaval da cidade vizinha a nos superar?

O que será que essa gente tem na cabeça? Quer dizer que por eles, o Rio que já perdeu tantas coisas pode perder também o titulo de melhor carnaval com ajuda deles próprios que se dizem cariocas? Se o Rio perdeu tanto ao longo desses anos em todas as áreas foi graças a cariocas como esses, que acham legal ver a ascensão dos outros e o esvaziamento de sua terra.

Quantos políticos fluminenses pedem votos para ser deputados federais, senadores, e quando estão lá em Brasília, ajudam em interesses de terceiros, e quando se trata de algo que beneficie o Rio, somem do mapa?!

O carioca precisa aprender a dar mais valor o que é seu. Particularmente torço pelo carnaval de São Paulo, como de outras cidades brasileiras, como Porto Alegre, Vitoria, Manaus, que para mim é o atual terceiro melhor do País, mas acho que acima de tudo como carioca quero ver o meu continuar a brilhar, ate como respeito aos sambista que lá atrás na época que o samba era marginalizado, lutaram para que o hoje o evento escola de samba seja famoso no mundo inteiro.

E uma pena que muitos cariocas pensem apenas em seus bolsos, e no caso do carnaval, estejam mais preocupados em engrandecer a festas dos outros do que fazer o seu dever de casa, que é trabalhar para que o carnaval carioca continue sendo referencia internacional de beleza, espontaneidade e irreverência. Infelizmente tenho que admitir: Carioca é um povo Bunda Mole!!

Uanderson


4 comments:

  1. Concordo com tudo que voce falou, tambem acho um absurdo como pode certos individuos que são de origem do Rio mas não defenden do que é do Rio. No carnaval como voce falou tem muito carioca defendendo o crescimento do carnaval paulista mas não faz a mesma coisa com o original que é do Rio. Nas trasmissões da Globo nos desfiles de SP tem lá o tal de kubrusly que é um baba ovo de SP e adora alfinetar as escolas do Rio, mas o cara é do Rio! e esses carnavalescos então nem se fala! como pode querer parece que torcer para o carnaval de SP supere o do Rio? tem realmente muito sambista querendo isso, entre eles tai a Lecy Brandão, e outros que mancham a honra do carnaval e o samba carioca! parabens pelo seu texto ele realmente e um desabafo que um carioca de verdade deveria fazer!!!

    ResponderExcluir
  2. MAIS um paulista recalcado com o Rio falando besteiras. Você não sabe, mas o carnaval de SP passou de horrível para bonzinho graças, sim, a muitos cariocas, de diversos setores (bateria, evolução, fantasia) que foram ensinar pros paulistas como é que se faz. Mas é aquilo, Vinícius disse tudo: São Paulo é o túmulo do samba.

    ResponderExcluir
  3. O texto aborda a "mania" do carioca em ajudar os outros sem exigir que haja reciprocidade. Usei como exemplo o caso dos royalties em que o Rio ao lado do Espirito Santo ficaram só, numa batalha em que São Paulo poderia ter uma ação importante a favor dos produtores levando em conta que SP tambem é um estado produtor. Porem Não se viu essa ajuda. Ja no carnaval que usei como outro exemplo, só que desta vez falando dos cariocas, que vão trabalhar no carnaval paulistano e depois disparam notinhas por ai com falas como essa que retirei da materia do O Dia: "Há quem diga que o Carnaval de São Paulo alcançou o glamour do Rio e pode roubar a cena em breve. E quem diz isso são sambistas cariocas.”

    Essa foi minha critica, do cariuoca que parece bobo de mais em achar bonito a hipotetica possibilidade do carnaval de São Paulo "roubar a cena". Porque esses sambistas acham isso bom? Minha teoria e simples: E porque quando vão trabalhar lá ganha muito dinheiro, e quanto mais puxam o saco da "pauliceia desvairada" mas enchem o cofrinho de dindim. Se o carnaval de lá um dia realmente consiga esse exito, para esses "cariocas" tanto faz, porque não possuem respeito a sua terra natal. Essa foi a critica.

    ResponderExcluir
  4. O carioca tem a bunda mole porque a mãe bate: dizendo cresça pra saber quem é seu verdadeiro pai.

    ResponderExcluir