Rio de Janeiro - Brasil

domingo, 17 de fevereiro de 2013

TV Globo não permite que outras emissoras transmitam o desfile das campeãs do Rio de Janeiro e provoca ira dos telespectadores.




Neste final de semana muitos cariocas já se preparavam para um programa de final de semana sagrado no sábado pós carnaval, o desfile das escolas de samba campeãs do carnaval carioca, porem ficaram surpresos em saber que os desfiles não seria televisionados.

Com o fim da TV Manchete a TV Globo passou a ter direito de exclusividade na transmissão do carnaval carioca, esse direito de exclusividade abrange também os desfile das campeãs do Rio que são exibidos desde os tempos da Manchete e, portanto já é tradição no final de carnaval na TV.

Embora a Globo nunca tenha transmitido esses desfiles, se limitando a exibir um compacto com as seis primeiras colocadas no sábado pela manha, com o fim da TV Manchete a Globo sempre cedeu a outras emissoras o direito de exibição das campeãs que por um bom tempo era cedido a TV Bandeirantes.

Apesar de São Paulo a resposta de audiência dos desfiles das campeãs não ser expressivo, no Rio como sempre deu excelente audiência, garantindo a Band a vice liderança. Ano passado a Globo optou pelo Sbt para a transmissão das campeãs e o retorno de audiência no grande Rio para a emissora do homem do Baú foi garantido.

Nesse ano porem, não se sabe exatamente o porquê, a Globo resolveu não ceder a nenhuma emissora o direito de exibição dos desfiles das campeãs, o que casou revolta do publico carioca acostumado em assistir esses desfiles que costumam ser leves e causar boas surpresas, como nesse ano à visita do ator americano Harrison Ford que ficou maravilhado com o espetáculo das escolas de samba do Rio.

O publico reagiu com protesto em várias redes sócias, sites de jornais, ate mesmo no site de reclamações “ Reclame Aqui” foi usado como forma do carioca protestar contra a atitude da TV Globo de não respeitar a tradição do carioca em assistir esses desfiles.

Embora a Globo tenha nascido no Rio, talvez seus dirigentes não saiba que samba e as escolas de samba é cultura no Rio de Janeiro e aqui o carioca valoriza e assiste, e esses desfiles faz parte do calendário do carioca que não tem condições seja financeira ou de mobilidade de ir a Sapucaí, prova disso e a grande audiência que sempre obteve no Rio.

Eu também sou telespectador assíduo do desfile das campeãs  desde os meus treze anos, hoje estou com trinta e três, nunca fiquei sem assistir e também fiquei perplexo da atitude da emissora. Busquei informações pela internet que  tentasse explicar o motivo da decisão da emissora, mas não há.

Fica aqui registrada minha insatisfação, se a decisão da emissora em não repassar o direito de transmissão for por questão financeira, já que a emissora dos Marinhos não ganha nada em ceder a outra rede de TV, então porque a própria Globo não o transmitiu? Se a questão for audiência baixa em outras praças, porque então a Globo não transmitiu somente para o estado do Rio, assim como fez com o grupo de acesso?

Espero que para o próximo ano a emissora repense sua postura e respeito o povo do Rio que ajudou essa emissora a chegar onde chegou porque foi aqui que a TV Globo nasceu, e esse povo, seja técnicos, artistas etc.. que contribuíram para seu sucesso e por isso esperamos o mínimo o de respeito.

Para certos “povos” esse evento não passa de pão e circo, mas para nos cariocas é nossa cultura!

Abaixo o link que um telespectador fez ao Reclame aqui:

Por Uanderson




1 comments:

  1. Também não gostei, as escolas bem que podiam se organizar e fazer algo a respeito, mas ninguem vai querer medir forças contra a rede globo, mesmo que uma ou duas proteste não vai adiantar nada, tem que ser todas!

    ResponderExcluir