Rio de Janeiro - Brasil

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Critica: Porque a Globo ainda transmite desfile de carnaval do Rio para São Paulo?


Já algum tempo me faço esta pergunta, porque a Globo ainda transmite os desfiles das escolas de samba para São Paulo. Isso porque a audiência das transmissões sempre foram menores em São Paulo, porem nos últimos anos a queda de audiência desses desfiles na terra da garoa tem sido muito acentuadas, sobre tudo os desfiles do Rio na Grande São Paulo.

Ano passado durante a transmissão do carnaval do Rio, a Globo perdeu para a Record nos dois dias de transmissão do carnaval carioca em São Paulo, porem no restante do País a Globo liderou sem problemas com a exibição desses desfiles.

Na época eu fiz um post em meu blog com o título: “O boicote Paulistano ao carnaval Carioca”. O mesmo texto que coloquei no meu blog, eu enviei por email ao jornalista da Radio Jovem Pan de São Paulo, Jose Armando Vannucci, e ele fez um comentário em seu Blog “Parabólica” em que confirmava que esse fenômeno e claramente Paulistano.

Segundo ele, nessa matéria, a Globo poderia mudar o esquema de transmissão do carnaval, porem restrito a São Paulo.

Mas não foi isso que ocorreu, a mudança que a Globo fez foi não transmitir as primeiras escolas de samba do grupo especial carioca de domingo e segunda feira, Inocentes e São Clemente em rede nacional, exibindo-as somente para o Rio.

Essa mudança de certa forma foi infeliz pois não exibiu o carnaval na integra para o restante do Pais,sendo que o problema é restrito a São Paulo. A baixa audiência no carnaval é um fenômeno paulistano, nesse ano por exemplo ate os desfiles das escolas paulistanas registraram menor audiência que alcançadas em 2012.

Acho que a solução seria simples. Não exibir o carnaval na integra somente para São Paulo. Lá a Globo exibiria a programação normal, entrando com os desfiles somente após o jornal da Globo, assim como faz com o festival de Verão de Salvador.

Para o restante do Pais que prestigia o carnaval e gosta dos desfiles das escolas de samba a Globo manteria a programação carnavalesca com a transmissão dos desfiles das escolas de samba do Rio na integra.

Parece que a teoria de Vinicius de Moraes tem seu grau de razão: São Paulo é o tumulo do samba, pelo menos na TV.

Abaixo o link da matéria do Jose armando vannucci que fala sobre o fenômeno da baixa audiência carnavalesca em São Paulo:


http://carnavaluannoticias.blogspot.com.br/2012...l-2012-na-tv.html

Abaixo meu post : “o boicote paulistano ao carnaval carioca de 2012.:

http://carnavaluannoticias.blogspot.com.br/2012...aval-carioca.html

por Uanderson de Aquino


1 comments:

  1. Há coisa mais chata do que desfile de carnaval? Além do mais colocam comentaristas que não sabem do que estão falando. Prefiro seguir coisas "menos contaminadas" pelo comercio e pela exploração. O problema não é o samba...o problema é a qualidade de transmissão da Globo. Midias alternativas transmitem o desfile com melhor qualidade e sem tanta preocupação de mostrar bundas.

    ResponderExcluir