Rio de Janeiro - Brasil

domingo, 30 de outubro de 2011

Brasil deve tornar-se sexta maior economia, à frente do Reino Unido


Projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) e das consultorias EIU (Economist Intelligence Unit) e BMI (Business Monitor International) apontam que a Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve passar o do Reino Unido. A situação acontece depois que os países desenvolvidos apresentaram crises em suas economias.
O PIB brasileiro deve alcançar os US$ 2,44 trilhões. O britânico fica em US$ 2,41 trilhões, de acordo com a EIU. Desta forma, o Brasil passa a ocupar o sexto lugar no ranking de maiores economias do mundo.
As projeções apontam para a seguinte trajetória da economia brasileira: em 2013, o sexto lugar deve ser da Índia, rebaixando o Brasil. Porém, a recuperação deve acontecer em 2014, com a Copa do Mundo.
O EIU ainda diz que até o final da década o PIB brasileiro se tornará maior que o de qualquer país da Europa. No ano de 2020, até mesmo a Alemanha ficará atrás do Brasil.
Esse panorama reforça a ideia de especialistas que acreditavam na ascensão dos emergentes.

Opinião
Tudo indica que o Brasil se consolidará entre as maiores economias do mundo.  O Brasil tem todas as condições inclusive de estar disputando a dianteira com a China. Isto porque dentre os Brics o Brasil possui vantagens, por exemplo, a China apesar de toda sua pujança econômica e um Pais comunista onde não há direto a liberdade de expressão, sem contar que grande parte de sua enorme população não participa deste desenvolvimento econômico.
A China e um País tão complexo que ate mesmo sua população se assusta com atitudes cometidas por seus patriotas, como o caso recente da menina de apenas dois anos que foi atropelada, não foi socorrida pelo atropelador, alias atropeladores pois a menina foi atropelada duas vezes. Varias pessoas passaram pela menina agonizando e simplesmente a ignoraram, como se fosse talvez um bicho, e mesmo que fosse o caso, não justificaria tamanha frieza.  A menina faleceu após dias de internação.
Outro Pais que também possui grande potencial econômico mas que ainda assim fica atrás do Brasil e a Índia. Este Pais possui tecnologia de ponta, já lança satélites, mas vive em uma contradição sócio cultural , um Pais onde a miséria não se justifica por  questão política e sim por natureza cultural que esta enraizada na sociedade, dividindo a população em castas, embora combatida pelo governo. Questões que são seculares não se acabam por decreto.
Sendo assim o Brasil tem todas as condições de sair da condição de figurante para protagonista, tudo depende de vontade política e de nos, cidadão que também temos que tomar vergonha na cara e passar a interagir, pois e muito fácil culpar os políticos pelas mazelas de nossa sociedade se nas eleições, o “ Camarada” vota no primeiro idiota que vê pela frente.
Por Uanderson

0 comments:

Postar um comentário