Rio de Janeiro - Brasil

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

“Menino Americano” se irrita com critica de Silvio Santos.

Receber um elogio faz bem ao ego, porem nem todas as pessoas sabem lidar com criticas. Algumas vezes as criticas não vem de forma clara e objetiva. E como se fosse uma leitura, há a necessidade de saber interpretar um texto, e em se tratando de um País com uma legião de analfabetos funcionais não e de se estranhar a dificuldade de algumas pessoas em entender alguns “recados”.

Nesta semana a imprensa noticiou o desagrado da apresentadora Xuxa em relação ao comentário que Silvio Santos fez no Teleton sobre sua “nova forma de se vestir”, onde ele disse que Xuxa não é mais a Xuxa e sim um “Rapaz Americano”. O namorado da ex Rainha dos baixinhos, Junno, se irritou postando numa rede social a palavra “respeito”. Do mesmo modo fez a apresentadora Xuxa Meneghel que em seu programa desta segunda feira em forma de alfinetada, disse em seu programa que era o "Menino americano", e também postou em uma rede social a palavra “respeito”.

Algumas figuras da imprensa condenaram a atitude de Silvio Santos, acharam que ele foi deselegante com a apresentadora.

Porem na minha forma de entender, Silvio Santos quando disse que Xuxa não era mais a Xuxa e sim um Rapaz americano ele na verdade estava fazendo uma critica não apenas ao novo estilo que a apresentadora optou em vestir, e sim a tentativa de Xuxa em imitar a apresentadora americana Ellen DeGeneres.

Quando a Record contratou a apresentadora Xuxa, a proposta que foi dada e que ela fizesse um programa inspirado no talk show “The Ellen Degeneres Show” comandado pela atriz e comediante Ellen DeGeneres. Uma das características da apresentadora americana e utilizar roupas masculinas. “Ellen” como também é chamada pela imprensa americana tornou publico ser homossexual em 1996. A opção em usar roupas masculinas pode não ter haver com a sexualidade de Ellen DeGeneres, mas é uma marca da apresentadora.

Quando Silvio Santos se referiu a Xuxa como “ Rapaz americano”, muito provavelmente este rapaz que ele estava se referindo era justamente “DeGeneres” ou seja Silvio Santos estava dizendo que Xuxa não era mais a Xuxa e sim estava querendo ser Ellen DeGeneres.


Não e porque a Xuxa esta mudando seu perfil de apresentadora infantil para apresentadora de programa para adultos que ela tenha que mudar sua forma de ser na tela.  Eliana passou por essa transição no SBT quando deixou de ser apresentadora infantil para ser apresentadora de um programa voltado para a família como um todo. Ela obviamente mudou seu guarda roupas, deixou o figurino infantil de lado e passou a se apresentar de forma exuberante deixando nos marmanjos de queixo caído.

Mas sua forma de apresentar nos programas não mudou da água para o vinho, a Eliana continuou lá, não se deturpou, não virou uma caricatura de alguém. E infelizmente com Xuxa esta ocorrendo o contrario, ao receber a missão de apresentar um programa inspirado em Ellen DeGeneres, Xuxa simplesmente quis virar a própria Ellen DeGeneres, e isso passou a incomodar muitos de seus fãs. Mas a apresentadora parece que ainda esta nos anos 90 em que os telespectadores tinham que engolir o que a TV jogasse em suas casas.

Hoje é o contrário, a TV e que precisa se adaptar ao gosto do telespectador, e a apresentadora Xuxa Meneghel deveria dar ouvidos a seus telespectadores. Ela não precisa ser Ellen DeGeneres, para conquistar um publico adulto, precisa simplesmente que seu programa tenha conteúdo que fisgue este telespectador, ela não precisa virar uma caricatura de uma apresentadora americana que muitos brasileiros nem sabe de quem se trata.

Xuxa e uma das poucas celebridades do Brasil que tem representatividade em escala internacional. Alem de ter vendido milhões de discos ao longo de sua carreira como apresentadora infantil na TV Globo, também fez grande sucesso na Argentina, onde ate hoje possui uma legião de fãs naquele País. Xuxa chegou a ter um programa nos Estados Unidos no início dos anos 90 e sem duvidas foi um fenômeno no Brasil e no exterior e por tanto acredito que ela não precisa se inspirar em nenhum outro artista, e sim nela mesma.

Xuxa já mostrou versatilidade e capacidade de falar com diferentes públicos, um dos programas mais bem sucedidos da apresentadora foi o programa “Planeta Xuxa” que era uma mistura de variedades e musical. O “Planeta Xuxa” era exibido aos domingos em plena guerra de audiência na época polarizado por Faustão e Gugu, e Xuxa conseguia se sair muito bem rendendo excelentes índices de audiência na Globo.

Nos dias que o programa era apresentado ao vivo, era justamente quando se via a capacidade da apresentadora em segurar um publico variado, onde Xuxa esbanjava carisma, versatilidade e sabia tirar proveito de improvisos. É essa Xuxa que o publico quer ter de volta na tv, é essa Xuxa que Silvio Santos, com certeza quer ver, não apenas uma mulher com vestido e salto alto, assim como muitos entenderam a fala do Rei dos domingos da tv brasileira.

Já pensaram se para o próximo ano a Record resolver que Xuxa apresente um programa inspirado em Hebe Camargo? Já pensaram na ex Rainha dos baixinhos abrindo seu programa repleto de flores da Katia Jannini e dizendo: Boa Noite minhas “gracinhas”?


Por Uanderson de Aquino

0 comments:

Postar um comentário