Rio de Janeiro - Brasil

sábado, 20 de outubro de 2012

O que será da Globo após “Avenida Brasil”?



Ontem foi ao ar o ultimo capitulo da novela que realmente parou o Brasil, Avenida Brasil que já em sua estréia mostrou que não tinha vindo para ser mais uma novela das nove. A trama de João Emanuel Carneiro, soube fisgar o telespectador que conseguiu fazer algo que a anos a Globo não conseguia que é paralisar o Pais para o final da Novela.
Parecia final de copa do mundo, nada mais ou nada menos que 51 pontos em São Paulo. Cada ponto representa 60 mil domicílios, ou seja mais de três milhões de espectadores na grande São Paulo, isso em relação as residências que possuem o aparelho do Ibope, levando outros meios como celular, internet, etc...,”Carminha” parou geral!
Nas demais cidades brasileiras o resultado foi o mesmo, aqui no Rio as ruas ficaram vazias no horário da novela. Mas a pergunta que faço é: depois desse mega sucesso, o que será da Globo, a próxima novela” Salve Jorge” conseguira manter todo esse publico no canal?
Na minha visão, a Globo devera agora passar por uma fase que posso chamar de “êxodo televisivo”. Como assim? Bom e que nos dias de hoje não e fácil manter o telespectador fiel a uma novela, á uns 20 anos atrás qualquer coisa que fosse para o ar dava Ibope, hoje a historia e diferente.
O publico de agora possui outros meios de entretenimento, TV paga já esta acessível, por isso a Globo precisa estudar melhor cada historia que vai por no ar. Podemos ver a reação do publico com o desempenho das tramas das Seis e das Sete no ar atualmente. “Lado a Lado”, trama das Seis, e um folhetim de época que substitui uma novela contemporânea com temática espírita.
A Globo já teve resultados ruins há uns tempos atrás exibindo novelas nesse filão, por esse motivo a emissora não apostava em novela de época e um bom tempo. A atual trama das Sete e uma remodelagem de algo que foi ao ar a quase trinta anos atrás, a temática da novela em si, guerra dos sexos, já não esta na moda como na época em que foi ao ar nos anos oitenta. Sem contar que a trama de Silvio de Abreu substituiu uma novela leve, com humor fácil, diferente do que a Globo vinha apresentando, o que fez Cheias de Charmes um dos maiores sucessos da Globo no horário das sete, coisa que a emissora não via a muito tempo.
Por esse motivo “Salve Jorge” é uma incógnita, pois mesmo com todo talento de Gloria Peres, a trama querendo ou não parece mais um “repeteco”.  Nas chamadas, foi possível perceber que haverá exibição de contraste cultural entre a cultura da Turquia e a brasileira, assim como a autora já fez com o Clone ( Marrocos) e Caminho das Índias ( Índia). Vamos ver nessa semana se a emissora apostou certo, ou se vem ai mais um erro estratégico, que na atual conjuntura da TV brasileira, com mais concorrência, pode ser perigoso para a Globo.
Somente para terminar, se a próxima novela das nove vai repetir o sucesso de Avenida ou não da para saber, mas a Globo tem muito o que comemorar com Avenida Brasil que segundo reportagem da revista Forbes, a novela obteve o maior faturamento da historia das telenovelas no mundo, 2 bilhões de reais, faturamento esse comparável a filmes de Hollywood  
Por Uanderson          







0 comments:

Postar um comentário