Rio de Janeiro - Brasil

domingo, 20 de setembro de 2015

Datanexus, o instituto que fez Silvio Santos “quebrar a cara”.




No inicio de outubro entrará em operação um novo instituto de verificação de audiência para a televisão, a empresa alemã Gfk. A empresa conta com a adesão de Sbt, Record, Rede TV e Band e promete apresentar números mais fidedignos que os do concorrente, o IBOPE.

A operação da Gfk no Brasil deve mais pela insistência das emissoras citadas acima, que não estão satisfeitas com a metodologia e os números divulgados pelo IBOPE. Na realidade a descrença dos números divulgados pelo IBOPE sempre existiram, e tem ate muitos que dizem que os números do IBOPE seriam sempre favoráveis a Globo.

Silvio Santos por exemplo sempre foi um que usava este argumento, ate o ponto que em 2004 investiu 4 milhões de reais para a criação de um novo instituto de pesquisa e aferição de audiência, o Datanexus.

O instituto fazia a aferição de audiência na grande São Paulo e divulgava esses números em tempo real no site do instituto de forma gratuita, bastava se cadastrar.

No geral os números do Datanexus confirmava a liderança da Rede Globo, havia uma pequena diferença onde o Sbt apresentava uma audiência maior que os divulgados pelo IBOPE, segundo reportagens da época . Outra diferença entre os números divulgados pelo Datanexus e o IBOPE era em relação ao universo de televisores que pelo Datanexus os números da Globo encolhiam em 8 a 10 pontos em relação ao IBOPE.

LEIAM:


Porem o universo de domicílios pesquisados pelo Datanexus era muito menor que os aferidos pelo IBOPE. O resultado foi que o instituto de Silvio Santos foi ignorado pelo mercado, consumia 160 mil por mês pelas pesquisas e ainda que registrasse um numero de audiencia menor para a Globo, sua liderança absoluta foi confirmada pelo Datanexus fazendo com que Silvio Santos não renovasse o contrato com o instituto o qual finalizou suas pesquisas em 31 de dezembro de 2004.

Agora com o Gfk fica a duvida se os números do instituto alemão mostrará algo diferente dos aferidos pelo IBOPE. Na minha opinião, a Record talvez ate saia vencedora com números mais robustos pelo Gfk, agora as demais se apresentarem números maiores que os aferidos pelo IBOPE constatará ou que o publico enlouqueceu de vez ( não duvido de mais nada neste mundo) ou a grana dada para incentivar a operação da alemã no Brasil deve ser muito interessante, pois:

O Sbt tem sua programação pautada em reprises, parece o canal pago VIVA, sendo que na versão mexicana;

Da Band só se escapa o Ricardo Boechat ;

E a Rede TV? Pelo amor de Deus, alguém ainda perde tempo sintonizando este canal?

POR Uanderson de Aquino

0 comments:

Postar um comentário