Rio de Janeiro - Brasil

domingo, 20 de setembro de 2015

Novelista da Record, Marcílio Moraes refere baixa audiência de ‘A Regra do Jogo’ ao declínio das telenovelas.



Marcílio Moraes aproveitou seu Facebook para opinar sobre a má fase de audiência da novela “A Regra do Jogo”, que não consegue emplacar 30 pontos no horário nobre da Globo (tem oscilado entre 24 e 27 pontos no Ibope SP). O novelista - contratado da Record até 2019, mas que trabalhou na Globo por 18 anos até 2002 - confessou que assistiu a alguns capítulos da novela de João Emanuel Carneiro. 

“O mantra se repete: cada novela que estreia na TV Globo bate o recorde negativo de audiência. Não vou entrar no mérito de ‘A Regra do Jogo’ nem de nenhuma outra obra, porque não me cabe criticar colegas. Assisti a alguns capítulos da recém-estreada, mais até do que costumo fazer ultimamente (assistir a novelas não está nas minhas prioridades, vejo um pouco apenas para não ficar por fora). A meu ver, o trabalho tem algumas fragilidades, do ponto de vista dramatúrgico, como ‘Babilônia’ também tinha. Mas não acho que as baixas audiências provenham daí. Em tempos passados, seguramente, as duas fariam grande sucesso”, escreveu o autor, de 71 anos, em sua rede social nesta quarta-feira (16). 

E ele vai além, apontando o declínio no gênero em sua análise. “O problema, como tenho notado, é que a tendência geral é ao declínio das telenovelas. Não acredito que a grade de programação com novelas ocupando todo o horário nobre – das quatro da tarde à meia-noite - seja sustentável no longo prazo. Não afirmo que a telenovela vai acabar no Brasil, não, vai apenas deixar de ser tão importante. E isso será bom para a dramaturgia, para os artistas e para o público.

A conseqüência desta mudança é que é a grande questão, porque novela é o produto mais vantajoso, mais lucrativo que existe para as empresas. Com toda certeza, mais de 70% do faturamento da TV Globo provêm das novelas, majoritariamente da novela das nove (que já foi das oito e agora é quase das dez)”, continuou Marcílio. 

O novelista acha que a novela não será substituída por outro produto com tamanha audiência. “Se a novela deste horário cair, não será substituída na mesma dimensão por alguma de outra emissora. Haverá um movimento de equalização da audiência, para baixo, entre as emissoras de TV aberta. E continuará a perda de público para o cabo e os modernos serviços hoje disponíveis ao espectador, com uma gama de atrativos espetacular. Os próximos capítulos serão interessantes.

Fonte: Yahoo

OPINIÃO

A opinião do autor de novelas da Record, Marcilio Moraes coincide com minha visão sobre o principal motivo da baixa audiência das novelas da Globo, sobre tudo da novela A Regra do Jogo.

A poucos dias postei aqui no Blog um artigo que fala sobre esse assunto. Embora a novela da Record, Os Dez Mandamentos esteja com grande audiência, se olharmos de forma ampla veremos que os tais 20 pontos conquistados pela trama bíblica e muito para os padrões da Record, mas não e nada surpreendente que fosse a real causa da novela da Globo estar patinando na casa dos 20 pontos.

Seria necessário que a novela Os Dez Mandamentos estivesse registrando pelo menos 35 pontos para tal justificativa. O que se vê e um publico cada vez menor frente a TV, ou melhor, sintonizando em TV aberta, e a tendência e essa queda acentuada e as emissoras brigando pelos “gatos pingados” que ainda sintonizam a tv aberta.

A grande questão que fica, é se as grandes emissoras, sobre tudo a Globo que e a emissora que mais produz, continuara investindo no segmento que e caro, já que a tendência e haver uma queda de faturamento, quanto menos publico menos anunciantes,ou ate se mantenha tais anunciantes e quem sabe ate se acrescente, mas pagando por um valor menor pelo horário que já foi considerando “horário nobre”.

Por Uanderson.

0 comments:

Postar um comentário