Rio de Janeiro - Brasil

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Publico avesso a temas polêmicos levam a Globo a retornar temas clássicos nas novelas.


                                           Publico “careta” faz Globo retornar ao “novelão”.

Com queda acentuada de audiência em seu principal produto, a novela das 21 horas, a tv Globo resolveu substituir a trama que seria a sucessora de “A Regra do Jogo”, “Sagrada Família” pela obra do autor Benedito Ruy Barbosa , de titulo “Velho Chico”.

A novela da autora Maria Adelaide Amaral , “Sagrada Família” daria sequencia as novelas da Globo com temas polêmicos, dentre esses temas seria abordado política e corrupção e segundo a Globo em nota a impressa para explicar a mudança de trama para próxima atração do horário nobre, esse seria o motivo de tal alteração já que em 2016 é ano de eleição e segundo a lei, não e permitido esse tipo de dramaturgia em período eleitoral.

Porem essa desculpa foi uma saída para a Globo explicar tal mudança do cronograma de suas novelas para não dizer a verdade, que o publico cansou do realismo na TV e por isso a emissora decidiu voltar a produzir novelas com temais mais açucarados.

“Velho Chico” será uma novela ambientada no interior, e seguira os moldes dos temas clássicos já escrito por Benedito Ruy Barbosa, como “ O Rei do Gado” e “Renascer”.

Mas neste artigo vou um pouco mais longe: O Publico esta mais conservador, e a Globo errou em não ter percebido essa nova cara de sua plateia, insistindo em temas polêmicos em suas novelas, como exemplo o debate sobre casais homoafetivos.

A intenção do canal foi boa, alias a Globo e a única emissora de televisão no Brasil disposta a levar temas polêmicos a serem debatidos pela sociedade. O problema e que quando a temática fica repetitiva o que era para ser positivo acaba indo contra a emissora.

Isto porque o publico, principalmente “a bancada religiosa”, leva isso como uma afronta da emissora perante a sociedade, para essa parcela da população e como se a Globo quisesse força-los a aceitar o homossexualismo por exemplo. E esse “alvoroço” todo acaba por contaminar o restante de telespectadores que acabam concordando que as novelas do canal carioca seriam um mar de devassidão.

Porem o mesmo publico que critica a devassidão, isto é, a prostituição, traição, e casais homoafetivos, se deliciaram com a novela “ Verdades Secretas” que tinham tudo isso e um pouco mais.

Ou seja, o publico esta careta e também hipócrita!

Mas como disse anteriormente, o erro foi da Globo de insistir em tais temas em suas tramas mesmo vendo a má repercussão e o declínio da audiência. “A Regra do Jogo” e uma boa novela, mas entrou no momento errado, o horário já estava apedrejado com a péssima repercussão da novela “Babilônia” e por tanto deveriam ter colocado como substituta uma trama que trouxesse o regionalismo, o interior, sem polêmicas, como a novela “Velho Chico” que a Globo resolveu colocar como substituta de “ A Regra do Jogo”.

Falharam feio na estratégia, acredito que se tivessem tido essa ação antes, a Globo não estaria perdendo para a novela “Os Dez Mandamentos” da TV Record, ao mesmo tempo teria poupado a trama de João Emanuel Carneiro, pois “A Regra do Jogo” é uma ótima novela e esta sendo duramente penalizada com uma audiência esdrúxula e criticas sem propósitos.

Uma das reclamações sobre “A Regra do Jogo” e que a trama seria muito pesada, com bandidagem, e personagens dúbios. Mas a novela “Avenida Brasil” não foi tão diferente assim e nem por isso deixou de ser um grande sucesso de audiência e maior sucesso comercial da historia das telenovelas, faturando mais de um bilhão de reais para a TV dos Marinhos.

Falta na Globo alguém que tenha visão estratégica, que saiba dosar aquilo que o publico quer ver, pois o canal daqui para frente devera seguir essa lei, colocar no ar aquilo que o publico quer, mesmo que se transforme num canal extremamente conservador, porque no Brasil atual, polêmicas geram má repercussão e a sociedade quer ver suas mazelas embaixo do tapete, ou no máximo no Cidade Alerta ou no Ratinho, onde tudo de pior acaba no final virando comedia pastelão.

Por Uanderson

2 comments:

  1. Bom eu vou falar a verdade, eu não assisti babilônia e nem tô assistindo a regra do jogo porque achei muito ruim, feias mesmo, agora além do tempo é linda e também gostei de verdades secretas

    ResponderExcluir