Rio de Janeiro - Brasil

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Petrobras é a 8ª maior Empresa do Mundo


A Petrobras já é a oitava maior empresa de capital aberto do mundo, de acordo com a novo ranking mundial elaborado pela revista americana "Forbes". Em um ano, a empresa brasileira avançou dez posições e está empatada com o fundo americano Berkshire Hathaway, do investidor Warren Buffett, terceiro homem mais rico do planeta. O ranking traz ainda, pela primeira vez, a Vale como maior mineradora do mundo, pelos critérios da revista, após superar as rivais Rio Tinto e BHP Billinton. Outras 35 empresas brasileiras estão na listagem.
Segundo a revista, quatro parâmetros foram usados para a elaboração da lista, que relacionou as duas mil maiores companhias do mundo, envolvendo mais de 60 países: lucro líquido, vendas, ativos e valor de mercado. O banco americano JPMorgan Chase continou, assim, como o maior conglomerado do planeta, seguido agora pelo banco britânico HSBC. Logo atrás surgem a gigante General Electric (GE) e a petrolífera Exxon Mobil.
A Petrobras teve um crescimento de dois dígitos em todos os critérios da revista. So em valor de mercado o avanço foi de 25,5%, efeito da megacapitalização de R$ 120 bilhões em outubro do ano passado. A estatal tem o quinto maior valor de mercado e quinto maior lucro do planeta.
Com a escalada de posições, a Petrobras passou a ser a única empresa latinoamericana entre as dez maiores do mundo. Ela deixou para trás, inclusive, empresas que são ícones da economia dos EUA, a varejista Wal-Mart e a de telecomunicações AT&T.
A segunda empresa brasileira melhor colocada na listagem da revista é o banco Bradesco (46 ), logo à frente da americana Apple e atrás da alemã Siemens. Também entre as cem maiores do planeta aparece o Banco do Brasil (51 ).

Fonte: O Globo

Noticias como esta nos dão orgulho, pois mostra-nos que estamos no caminho certo para um Pais desenvolvido. Logicamente ainda falta muito para chegarmos lá, ainda existem milhões de brasileiros esquecidos, que lutam para sobreviver com salário mínimo.

Mas temos que ser otimistas, e lutarmos para  que o Brasil avance, que noticias de empresas brasileiras crescendo sejam comuns, como também a qualidade de vida de todos os brasileiros, ou seja, que o desenvolvimento de nossa nação possa ser compartilhada por todos. Para isso antes de tudo o brasileiro deve aprender um coisa que infelizmente ainda não sabe, que é votar.

0 comentários:

Postar um comentário