Rio de Janeiro - Brasil

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Liesa muda horário dos desfiles para atender interesse da TV Globo.

                                    


Há pouco tempo foi comunicado pela imprensa que a Liesa modificou o horário dos desfiles das escolas de samba para o próximo carnaval. Os desfiles que antes começavam as 21 horas, agora começara as 21:30.

Embora pareça pouca diferença, mas pouco a pouco a Liesa para atender os interesses da Globo esta jogando a transmissão do carnaval Carioca para mais tarde. Ate o fim dos anos 90, os desfiles do Rio começavam as 18 horas, com o passar do anos os desfiles passaram a começar mais tarde.

Essa mudança atende a interesses da TV Globo devido a concorrência que vem enfrentando no carnaval, especificamente em São Paulo. Ate o fim dos anos 90 como o carnaval paulista ainda estava em fase de crescimento, a audiência em São Paulo ainda era menor que a registrada pelo carnaval carioca.

Porem na década passada com a consolidação do carnaval paulistano, a audiência deste na grande São Paulo passou a ser maior que a registrada pelo carnaval carioca. Após a mudança para quatro dias de transmissão, dois em São Paulo e os dois do Rio, a tendência foi a diminuição progressiva da audiência do carnaval do Rio em São Paulo, já que o paulistano não tem interesse em acompanhar quatro dias de desfiles de carnaval.

Quem ganhou com isso foi as concorrentes da Globo, sobre tudo a Record que recebe todo esse contingente de espectadores paulistanos que não querem carnaval, dando a Record nesse período grandes resultados de audiência, fazendo a Globo perder a liderança em vários momentos durante a transmissão do carnaval do Rio em SP.  

A questão é que o carnaval do Rio não é um evento meramente televisivo, e um evento mundialmente conhecido a décadas, alias não precisou da Globo para conquistar essa fama, e não e aceitável que para agradar uma emissora de TV um evento turístico que movimenta 1 algo em torno de 1 bilhão de reais aos cofres da prefeitura, durante o carnaval passe a começar cada vez mais tarde.

Já falei sobre esse assunto na pagina carnaval deste blog dando sugestões a Globo, como por exemplo passar a transmitir o carnaval carioca mais tarde sim, mas somente em São Paulo!, onde a emissora tocaria sua programação normal e começaria a transmissão por volta das 23 horas quando a munição da concorrente já esta menor, após a transmissão poderia transmitir o compacto das escolas que a emissora não transmitiu.

Leia:

Lembrando aos desavisados que o carnaval carioca tem menor audiência que o carnaval paulistano, fazendo inclusive a Globo perder a liderança durante a transmissão, porém somente em São Paulo!

Por UAN Noticias.

0 comments:

Postar um comentário