Rio de Janeiro - Brasil

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Bancos criam lista negra para clientes endividados como ate mesmo para os que já pagaram suas dividas.


Dividas com cartão de credito, quem não tem ou já teve? Garanto que a maioria dos brasileiros já teve pendências com alguma instituição financeira por problemas diversos, desde perder o controle das compras no cartão de credito ate o desemprego são os maiores responsáveis pelo calote.

Ter o nome negativado na praça e algo ruim que impossibilita o cidadão a aquisição não somente de bens de consumo como ate mesmo na conquista por emprego, se bem que essa pratica por parte de algumas empresas seja ilegal.

A procura para acertar as contas e conseguir limpar o nome muitas vezes não é sinônimo de que o indivíduo voltara ao status de cliente para algumas instituições financeiras. Hoje e muito comum a pessoa mesmo com o nome limpo ir a uma loja e ter como resposta da solicitação de crediário recusada.

Muitas pessoas tem reclamado que ao tentar adquirir um cartão de credito não conseguem, principalmente pessoas que já tiveram o nome no SPC e SERASA.

Hoje o administrador do Blog enviou um email para publicação contanto seu caso. Ele que já teve uma pendência com o banco Itaú no passado, mesmo após ter liquidado a divida que tinha junto a instituição, não conseguiu ter novamente qualquer credito onde o banco seja o cedente.

Ele relata que já solicitou cartão de credito de lojas diferentes e não teve resposta desta solicitação. Nessas lojas o Itau e quem administra os cartões de credito. Porem hoje ao solicitar o cartão pelo site do Magazine Luiza o qual o Itau também administra o cartão de credito da varejista, uma resposta automática chegou a sua caixa de entrada no email informando que a solicitação havia sido negada.

Ele fez uma reclamação no site “Reclame Aqui” e obteve a seguinte resposta da instituição financeira:

“Devido à políticas de crédito, infelizmente não podemos dar continuidade na aprovação de sua proposta para o seu cartão. A política de crédito do banco contempla vários fatores para análise, entre eles a renda, a capacidade financeira, apontamentos restritivos e outros. Não há qualquer regulamento do Banco Central do Brasil ou na Legislação vigente que determine a aprovação de quaisquer produtos e serviços.

O Itaú Unibanco mantém total transparência em seu relacionamento com os clientes. Tal prática de avaliação é legítima e usual entre os fornecedores de produtos e serviços, inclusive entre as Instituições Financeiras. A negativa a sua solicitação de cartão não deve ser entendida como distinção de caráter pessoal, sendo possível avaliação de nova proposta de concessão de crédito após 6 meses.

Agradecemos o seu interesse, mas não foi possível atender à sua solicitação neste momento.

Em sua resposta a instituição financeira o administrador do blog reconhece que nenhuma empresa e obrigada a fornecer credito ou qualquer outro serviço a quem quer que seja, o que ficou notório e que há sim uma espécie de lista negra para clientes que já tiveram alguma pendência junto ao banco, mesmo para aqueles que acertaram suas contas junto as financeiras.

Pois como pode o banco avaliar outras questões sobre o cliente além da capacidade de pagamento por meio de recusa de solicitação de cartão através de uma resposta automática? Pois os dados cadastrados do cliente no banco de dados da empresa pode ter sofrido alterações, como mudança de emprego, o cliente pode ter conseguido outra atividade econômica que tenha lhe trazido aumento de sua renda. Quem faz essa atualização? Se é que ela e feita?

Pois no caso em questão o indivíduo teve uma melhora no emprego ao passar em um concurso publico.

O caso em questão aponta que da forma com que as empresas vem trabalhando com esses clientes que mesmo deixando de ser inadimplentes não conseguem credito em lugar algum com “N” respostas como por exemplo a não obtenção de pontos, pontos esses que ninguém sabe quais são, vai acabar fazendo essas empresas a passarem a vender seus serviços para elas mesmas pois como perguntei no inicio do texto: Quem não tem ou já teve alguma pendência financeira com empresa de cartão de credito? Quem nunca atrasou o pagamento da fatura?

Da mesma forma que a empresa tem o direito de escolher seus clientes, o mesmo direito se da aos clientes que um dia podem ter melhora na renda e recusar um serviço de quem um dia os negou, e como hoje são muitos os casos, sobrara poucos clientes disponíveis no mercado.

UAN Noticias


1 comments:

  1. Li o texto e isso aconteceu comigo. ja tive meu nome sujo no scp. depois veio uma proposta e consegui parcelar e pagar em 10 vezes uma divida no meu cartão que tinha virado uma bola de neve, ja estava chegando a cinco mil reais. hoje sou mais controlado, e prefiro pagar a vista, mas a coisas que não tem como pagar a vista ai eu tento parcelar e não consegui tirar um cartão em varios lugares mesmo hoje estando com meu nome limpo, na ultima foi a C&A que o cara me abordou no calçadao de campo grande RJ. perguntando se eu queria um cartão da loja eu fui para ver e na hora ele digitou meu cpf e disse que havia sido recusado eu perguntei a ele porque se eu estou com nome limpo ele então respondeu que eu não atingi os pontos necessários. E mole? que porra de pontos são esses? a vida virou um video game?

    ResponderExcluir