Rio de Janeiro - Brasil

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A HIPOCRISIA DAS GRANDES POTÊNCIAS.


Hoje venho abordar sobre os movimentos de libertação que vem ocorrendo em vários Países que vivem a anos regidos por governos ditatórias. A Líbia atualmente vem sendo assolada por uma guerra civil, entre rebeldes, que querem a saída do líder kadafi, e o exercito que apoia o ditador.
Esses movimentos tem tido apoio das Potências mundiais, liderados pelos EUA e Europa. A libertação desses Países de seus ditadores, e sem duvida uma grande conquista para a população dessas nações, que poderão construir uma democracia.
A questão que me chama atenção, e que não vejo o mesmo empenho das grandes nações em apoiar por exemplo nações africanas que a muito tempo vem sendo assoladas por guerra civil, aponto de milícias impedirem ate a chegada de ajuda humanitária a certas localidades.
E como se já não bastasse esses conflitos, a seca vem piorando ainda mais a situação, variando de intensidade, mas no geral, Países  já arrasados pelas tais guerras, agora ainda devido a seca tem a situação da fome agravada.
Os jornais vem mostrando o sofrimento dessas comunidades, crianças desnutridas a ponto de não possuir forças nem para chorar. Segundo li  em um jornal da internet, a região mais afetada pela seca e uma área conhecida como “ Chifre da África”, que compreende a Somália, Djubouti, Quênia, Uganda e Etiópia.
Esta Seca, segundo a reportagem, estaria ligada ao aquecimento Global, que estaria elevando a temperatura do oceânico Indico fazendo, aumentar a precipitação em áreas próximas, com isso menos umidades chegam a outras áreas, afetando regiões como o “ Chifre da África”.
Sendo assim pergunto: Porque as grandes nações não tem presença humanitária nestas áreas sofridas? Da mesma forma que os EUA interveem diretamente na Libia, alegando estar libertando a população daquele País de seu ditador, porque não interveem em nações africanas onde a população e refém de grupos paramilitares que ate impedem a entrada de ajuda humanitária?
Ou seja a população africana alem de sofrer com guerra civil interminável, ainda sofre com a fome e seca, e parece que todos assistem de camarote em pleno século 21 mulheres, crianças, homens, morrendo de fome, abandonados a própria sorte nestas localidades na África.
Isso me lembra por exemplo dos horrores que Hitle fez com os Judeus, onde todos sabiam o que ocorria por lá, mas por muito tempo fecharam os olhos. Mas voltando ao caso da Africa, será que não vemos o mesmo apoio das grandes nações dadas ao Países do oriente médio, porque neste caso o petróleo esta em jogo?
Ou seja como no Chifre da África não tem a mesma riqueza petrolífera dos Países do Oriente Médio, as grandes nações não veem  interesse em interver, neste caso o apoio a oposição na Líbia ou em qualquer Pais do oriente médio, na realidade e visando apenas os interesses das grandes potencias sobre o petróleo e não se o povo dessas areas vivem ou não em Países ditatórias, ou seja a busca em estabelecer a democracia nestas áreas e pura hipocrisia.
O que e mais importante? Petróleo ou a Vida? Eu acho que sem duvida e a vida, mas as grandes potencias como sempre optam por aquilo que lhes der lucro.

Por Uanderson


0 comments:

Postar um comentário