Rio de Janeiro - Brasil

sexta-feira, 22 de junho de 2012

'Rio passou no teste com louvor', afirma chefe da delegação do Brasil

Rio -  A Conferência das Nações Unidas, a Rio+20, não deixa de ser um teste para a cidade que vai receber grandes eventos nos próximos anos. O chefe da delegação do Brasil na Rio+20, embaixador André Corrêa do Lago, acredita que o Rio "passou com louvor" nesta primeira avaliação, apesar de ter enfrentado um momento complicado com a forte chuva na manhã desta sexta-feira.
"Não era para a Rio+20 que as obras estavam sendo feitas, mas toda a estrutura da cidade está muito boa. O bom é que, se há engarrafamentos, estamos olhando para coisas bonitas. Ou você está na Lagoa ou está na beira da praia. A preparação da cidade para a Copa do Mundo e os Jogos olímpicos está caminhando bem", disse, antes de elogiar o consenso do texto final da conferência que será anunciado daqui a algumas.
Durante uma roda de discussão nesta sexta, último dia da a Rio+20, líderes de organizações não-governamentais criticaram o encontro e disseram que estão indo embora desapontados com os resultados das discussões. "Nossos líderes falaram, mas não agiram. Esta semana eles mostraram uma falta de liderança. E são os povos mais pobres que pagam por isso", disse Barbara Stocking, da Oxfam.
Para o diretor Greenpeace Internacional, Kumi Naidoo, a imagem que se tem do evento é de um "Titanic afundando". Ele lembrou que cerca de 400 mil pessoas morrem anualmente por conta de questões climáticas. "Os 100 chefes de estado não ficaram sequer uma hora negociando. Deixaram todo o processo para diplomatas e organizadores. São questões sérias e que deveriam ser discutidas e refletidas. Um bilhão de pessoas passam fome todo os dias. Onde está a questão moral desse evento", questionou Kumi.
Sharan Burrow, da Confederação Internacional de Sindicatos (ITUC), disse que durante encontro o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki Moon, o grupo deixou claro a decepção com a condução do texto final da Rio+20. "Dissemos para ele (Ban Ki Moon): 'queremos seriamente que o senhor mostre sua liderança, coloque a sociedade civil no centro das discussões e exija o cumprimento da agenda de compromissos'", afirmou.
Fonte:
http://odia.ig.com.br/portal/rio/rio-20/rio-passou-no-teste-com-louvor-afirma-chefe-da-delega%C3%A7%C3%A3o-do-brasil-1.455086

0 comments:

Postar um comentário