Rio de Janeiro - Brasil

domingo, 24 de junho de 2012

Paraíba é apenas a 6ª em competitividade no Nordeste


A Unidade de Inteligência da revista Economist criou um indicador que forma um ranking dos melhores lugares para investir. Para fazer a lista, os pesquisadores analisaram a administração dos estados brasileiros através de 25 indicadores em oito categorias. De acordo com o estudo, a Paraíba aparece na 6ª colocação no Nordeste e 18ª no país.
Entre os quesitos apontados sobre o Estado, o crescimento no mercado (100), o plano e a estratégia ambiental do Estado (75) e o regulador ambiental (100) alcançaram as maiores notas, na escala que ia de 0 a 100 pontos. O ranking médio paraibano apontou a 'sustentabilidade' como área com maior média (56,3 pontos). Já a pior ficou para Recursos Humanos, com 8,3 pontos. A nota é considerada ‘ruim’ pelos pesquisadores.
Conforme Geraldo Lopes, do Ideme, para que um estado ou região torne-se competitivo para a atração de investimentos, é necessário que seja dotado de uma boa localização estratégica e infraestrutura econômica. Neste sentido, seria preciso ter disponibilidade de energia, boas rodovias, portos, aeroportos, boa rede hoteleira e principalmente mão-de-obra qualificada, além de ter capacidade de concorrer na concessão de benefícios fiscais.
“No momento atual, o Estado da Paraíba começa a ser competitivo, uma vez que todas essas qualificações já existem ou estão sendo providenciadas, com agilidade, pelo governo”, diz.
A economia paraibana está assentada nos ramos industriais tradicionais, sujeitos a forte concorrência nacional e internacional, a exemplo das atividades de alimentos e bebidas, fabricação de produtos têxteis e minerais não-metálicos, os quais correspondem atualmente a 71% do valor adicionado do total da indústria de transformação.
Apesar da grande expectativa, a vinda de uma montadora de veículos, anunciada pelo Grupo Caoa nas últimas semanas, por enquanto, é apenas uma possibilidade em fase de análise. O gestor da Caoa, Breno Landin, diz que Alhandra e Campina Grande competem pela fábrica.

“Alhandra tem a vantagem de estar próxima à Goiana, onde está a Fábrica da Fiat. Contudo, tanto eu, quanto Dr. Carlos [Alberto de Oliveira Andrade], queremos que seja em Campina Grande”, diz.
Fonte:


0 comments:

Postar um comentário