Rio de Janeiro - Brasil

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ciência no Nordeste do Brasil


Brasil não é um remanso na ciência. O governo brasileiro tornou-se sério sobre a ciência há várias décadas, e como a economia brasileira expandiu-se - especialmente nos últimos 10 ou 12 anos - o governo aumentou o apoio à ciência ainda mais. De acordo com um artigo na Science, em 2010 o Brasil tinha subiu para a 13 ª na lista de países com mais publicações científicas.
Mas nem tudo é sol e praias de areia: Cientistas dizem que o Brasil tem muito tempo sofria de um excesso de burocracia. Citado em outro artigo na Science , de 2004, Stevens Kastrup Rehen, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, diz: "Para se ter uma idéia de como o processo é burocrático, um aparelho de eletroforese que eu encomendei na graduação ficou parado na alfândega até o final do meu doutorado.
Outro problema - quase única para o Brasil - é uma distribuição desigual geográfica no apoio à ciência, e os benefícios econômicos e sociais que vêm com ele. A riqueza científica do Brasil está concentrada no sul e sudoeste, especialmente nas duas grandes cidades, São Paulo e Rio de Janeiro.
Mas ultimamente distribuição que tem melhorado - primeiro, porque a economia forte do Brasil tem permitido adicionado suporte para a ciência e, segundo, por causa de mudanças nas prioridades do governo. Hoje, quase 30% dos fundos de pesquisa do país são direcionadas para as instituições nos estados do norte e oeste. Outra grande parte do dinheiro está sendo gasto na expansão das instituições de ensino da região. Dezenas de trabalhos acadêmicos têm sido criados nos campi federais da região.
Este pacote de histórias, esta introdução e os três perfis relacionados link abaixo, é parte de uma série experimental em que um local é escolhido ao acaso - na verdade usando o Google Maps e um gerador aleatório de coordenadas - para explorar o que é como fazer ciência lá.
Novos investimentos do Brasil e as mudanças de prioridades tornaram esta parte do Brasil um lugar muito melhor de fazer ciência do que costumava ser. Mas os cientistas que trabalham lá dizem que a burocracia e outras ineficiências que têm afligido a nação permanecem opressivo e difícil de navegar.
Um desses cientistas é Selma Jeronimo , que começou sua pesquisa na Universidade Federal de Natal O contraste no clima científica entre então e agora, diz ela, é "noite como e dia." No entanto, mesmo que o dinheiro flui em seu laboratório, o progresso de Jerônimo é prejudicada por ineficiências contínua que pode mantê-la meses de espera para os reagentes que ela e seus alunos precisam para realizar seus estudos sobre a leishmaniose e hanseníase, doenças comuns no nordeste do Brasil.
Mauro Copelli, físico que estudou nos Estados Unidos e retornou ao Brasil anos atrás, para iniciar uma carreira independente, diz que gasta muito do seu tempo - o tempo que ele preferia ser gasto no laboratório - lidar com a burocracia. Então, ele está trabalhando para ajudar as leis mudam estaduais e federais que podem retardar tudo, desde compras menores a grandes contratações.
Nos círculos científicos do nordeste do Brasil, o neurocientista Miguel Nicolelis é difícil de perder. Nicolelis ganhou as manchetes há alguns anos na Universidade de Duke com sua ficção científica soando experiências com primatas e os membros protéticos mente controlada e, novamente, quando, alguns anos mais tarde, ele montou um instituto de neurociência em Natal.. Ambição de Nicolelis, em parte realizado, é aproveitar a ciência para apoiar o desenvolvimento social e econômico na região.
O veredicto: Há muita boa ciência a ser feito no nordeste do Brasil, e - supondo que você fala a língua - muitas oportunidades. Mas você tem que ser paciente. Então, novamente, se você quiser mudar as coisas para melhor, você provavelmente não deve ser muito paciente: Melhor para pressionar estrategicamente para mudar, nossas fontes dizem.
Fonte:



0 comments:

Postar um comentário