O que explica o fato de a TV Globo perder audiência e, apesar disso, seguir ampliando o seu faturamento?
Em 2007, a emissora teve 20,3 pontos de média nacional no Ibope, e sua receita foi de R$ 6,7 bilhões. Até novembro de 2011, registrou 17,8 pontos, mas o saldo deve fechar em quase R$ 11 bilhões (cada ponto no Painel Nacional de Televisão equivale a 185 mil domicílios).
Além disso, a Globo comemora o fato de a TV aberta ter ficado com 63% do investimento publicitário no país, a maior fatia dos últimos anos, apesar das novas mídias.
Pesquisa da FGV-SP aponta que uma das razões é o fato de as redes de TV darem bônus para que as agências de publicidade direcionem anúncios para seus canais.
Publicitários ouvidos pela Folha dizem que a Globo mantém forte influência institucional sobre agências e anunciantes. E seguirá assim, por de "cinco a dez anos".
A Globo fecha 2011 com a audiência em baixa e a receita em alta, mais uma vez.
Segundo a própria rede, seu faturamento deve saltar 9% no ano. A estimativa pode ser até acanhada. A receita líquida da Globo Comunicação e Participações, que inclui outras empresas, como a Globosat, crescia em setembro ao ritmo anual de 11%, segundo a agência de classificação Fitch Ratings.
A publicidade responde por cerca de 70% da receita.
E tem mais, diz a Central Globo de Comunicação: "Estamos comemorando que a TV aberta terá a maior participação no bolo publicitário dos últimos anos, 63%".
Credita os resultados ao "fato de que a TV aberta nunca esteve tão bem", com o telespectador ampliando "sua permanência em frente à TV" e com aumento no "número de aparelhos por lar". Daí por que "está cada vez mais forte na preferência dos brasileiros e também do mercado publicitário".
Estaria "cada vez mais relevante para os anunciantes, pelos resultados efetivos que oferece de vendas e de imagem e prestígio".
A Globo reconhece a perda de ibope, mas credita a "outros aparelhos" (videogame, DVD), não à concorrência de Record e SBT, que seguem nos "mesmos 13 pontos".
Fonte:
Opinião
A imprensa “ vira e mexe” fala sobre essa tal queda em audiência da TV Globo, na matéria em questão existe a duvida de como a Globo consegue aumentar seu faturamento mesmo apresentando menor audiência comparada com outras décadas.
A questão não e tão complexa de se entender, muito menos precisa ser especialista. A Globo perde audiência, porem segundo a própria matéria, suas principais concorrentes continuam inalteradas, ou seja Record e Sbt não aumentaram suas audiências com a “queda”da Globo. Boa parte do publico da TV aberta migrou para TV paga.
Mas ate ai a Globo sai ganhando, segundo uma reportagem publicada pela própria Folha, dias atrás dos canais da TV paga, os mais assistidos são os da TV aberta, e a Globo aparece na ponta.
Isso mostra que o Brasileiro e contraditório, reclama da Globo e dos outros canais, mas é capaz de pagar para assistir algo que é oferecido de graça na TV aberta, ao invés de curtir o leque de opções que a TV paga oferece.
Nesse caso, vemos então que a Globo perde de um lado, mas ganha de outro, e por isso justifica-se ainda ser líder hegemônica em faturamento.
Uanderson
0 comments:
Postar um comentário