Rio de Janeiro - Brasil

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

TV Globo não transmitirá as duas primeiras escolas de samba do Rio, domingo e segunda, por causa do IBOPE em São Paulo.

 
"A TV Globo, detentora dos direitos da transmissão dos desfiles do Grupo Especial, não vai transmitir ao vivo os primeiros desfiles de cada dia no Carnaval 2015. No caso, Unidos do Viradouro e São Clemente. A informação foi confirmada pelo presidente da Liesa, Jorge Castanheira, à reportagem do site CARNAVALESCO."

Sou uma espécie de profeta do apocalipse, desde 2011 alertei que a Globo passaria a fazer cortes nas transmissões dos desfiles das escolas de samba do Rio. Fiz ate um artigo no meu blog com o titulo : “o boicote paulistano ao carnaval carioca”. O Motivo? Nos dias de transmissão do carnaval carioca, domingo e segunda - feira de carnaval,  a Globo simplesmente desmorona no IBOPE. Porem isso vem ocorrendo em São Paulo.

Em 2012 tive acesso aos números de audiência em tempo real através de um blog de noticias de TV, e vi a Globo ser derrotada pela Record que exibia uma reprise da minissérie Rei Davi. Nos anos seguintes o mesmo aconteceu fazendo com que domingo e segunda feira de carnaval seja uma espécie de festa da Record. Mas uma vez, repito, em São Paulo.

E porque isso esta acontecendo lá? Esta acontecendo porque o publico de lá que antes assistia os desfiles do Rio, mas não dava muito a mínima para os desfiles da própria cidade, passou a fazer o inverso, dando preferência óbvia aos desfiles de São Paulo. Mas as coisas não param apenas nisso.

Leiam Também:



Outro fator e que os desfiles de São Paulo que eram apenas aos sábados passaram a ser em dois dias, com os dois do Rio, a Globo ficou com quatro dias de transmissão de desfiles de escolas de samba. Ao contrario do Rio que o carioca curte a ponto de dar altos índices de audiência nos quatros dias de transmissão, dois do acesso e os dois do especial, o paulistano não, e nos dias de transmissão do Rio eles mudam de canal para assistir qualquer coisa, mesmo que seja uma reprise de outra reprise de uma minissérie religiosa.

Como São Paulo e o centro de mercado publicitário e o IBOPE de lá é o que importa, para minimizar as perdas de publico em São Paulo com a concorrente, a emissora então passou a empurrar os desfiles do Rio para bem mais tarde, e agora em 2015 não transmitindo o primeiro desfile, a transmissão passa a ser por volta das 22:20, evitando desta forma maior confronto com programas de maior audiência da Record como o Domingo Espetacular.

“Não teremos essas transmissões ao vivo para o Rio e restante do país. Temos o compromisso com a Globo de tentar encontrar o melhor mecanismo possível para transmissão do espetáculo e também para o conteúdo de programação deles, que nos ajudam a custear toda essa montagem do carnaval e engrandecer o espetáculo por parte das escolas.  - explicou o presidente da Liesa.” site Carnavalesco.

Quem perde é o publico que curte o carnaval carioca. Transmitir uma reprise de algo que é esperado o ano inteiro e um absurdo, e o mesmo que comer uma quentinha fria. A Globo não esta percebendo que esta mexendo com algo que é muito importante para o carioca.

Os desfiles das escolas de samba aqui no Rio, não e um mero espetáculo turístico, é um patrimônio cultural da cidade. Atualmente são 12 escolas de samba no grupo especial.

Esse texto não tem a intenção de culpar o povo de São Paulo pelo fato da Globo fazer tais alterações na transmissão do carnaval carioca, ninguém é obrigado a assistir o que não lhe agrada, eu por exemplo não gosto de rodeios e musica sertaneja.

O que eu discurso aqui é que se o problema é localizado em São Paulo, a emissora que fizesse uma programação diferenciada lá e não batendo o martelo dessa forma, porque do jeito que a Globo esta administrando essa situação, se chegar um ponto que o paulistano literalmente não quiser assistir o carnaval do Rio, a Globo então vai rescindir o contrato com a Liesa e exibir no lugar o carnaval de São Paulo para todo Brasil enfiando goela abaixo ate do carioca.

Abaixo mais uma vez disponibilizo o vídeo em que o jornalista José Armando Vanucci da rádio Jovem Pan Online, responde um email que eu lhe enviei após o carnaval de 2012 onde questiono que ao contrario do publicado nos jornais, que diziam que o Carnaval carioca havia perdido 20% da audiência derrubando a Globo, eu dizia o contrario que houve queda sim, mas somente em São Paulo e não no Brasil, assim como dava a entender. No vídeo ele confirma minha teoria.

Uanderson Aquino

OBS: O vídeo demora um pouco para abrir.

10 comments:

  1. vc leu o meu comentario no outro post ? lá eu coloquei o link da tvcom (canal 36 UHF que pertence a RBSTV), a tv que vai transmitir as 2 noites do carnaval de porto alegre...COLOQUEI PQ SEI Q VC GOSTA DO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE,RESPONDA SE RECEBEU O COMENTARIO MEU...ABRAÇO

    ResponderExcluir
  2. Esta aqui o link da TVCOM http://tvcomrs.clicrbs.com.br/pagina/ao-vivo.html No dia 13 e 14 e so entrar nesse link e assistir o carnaval de porto alegre e tambem se vc quiser visitar o meu canal no youtube é so procurar por : carnaval alegre rs abraço !

    ResponderExcluir
  3. Ola! li sim demorei a responder porque não estou tempo tempo, por isso o blog vai acabar agora em março porque não tenho mais tempo para atualizar. Agradeço pelo link e vou ver sim. Muito obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  4. De nada ! que pena q o blog vai acabar,mas sei que é complicado manter um blog sem ter muito tempo livre.
    Espero q o site da TVCOM funcione no dia dos desfiles....abraço.

    ResponderExcluir
  5. Sim e complicado manter um blog porque precisa estar sempre atualizando. Também espero que a TVCOM transmita os desfiles de Porto Alegre com qualidade e o mínimo que a RBS TV deve fazer para compensar o papelão que estão fazendo em não transmitir o evento da capital do Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  6. me explicar melhor esse negocio do ibope de sp ser o unico que interessa as tvs. Sou de Florianópolis. Quer dizer que nossa preferência daqui não conta?

    ResponderExcluir
  7. Bom a questão é a seguinte: O estado de São Paulo é o mais rico do País, a grande São Paulo alem de ser uma das regiões mais populosas do mundo, e uma região de alto poder de consumo, como todos sabem São Paulo e sede das maiores empresas brasileiras e multinacionais.

    A indústria tem um peso muito grande na renda paulista, e por isso cada ponto do IBOPE em São Paulo não representa apenas uma quantidade de pessoas a frente da TV, representa uma população com potencial de consumo, por isso para as emissoras ganhar publico dessa região e tão importante.

    Como o Brasil e uma nação desigual, São Paulo acaba tendo um peso tão desproporcional que afeta ate o que as emissoras de TV colocam no ar. Quando um programa vai bem em São Paulo, mas não vai bem em outras cidades ( de outros estados) para as emissoras pouco importa, pois isso dificilmente vai afetar na hora de conseguir um bom anunciante.

    Porem quando um programa vai bem em outras praças, mas vai mal em São Paulo, é um estrago na certa. Isso foi muito bem analisado anos atrás na época em que Gugu ainda estava no SBT e tirava a liderança com facilidade do Faustão. A guerra dominical pela audiência era concentrada em São Paulo, era lá que o Domingão do Faustão enfrentava as sucessivas derrotas para o programa do SBT.

    A coisa chegou ao ponto da produção do Domingão colocar o tal “Sushi Erótico", isso lá em 1997 no auge da guerra pela audiência em São Paulo, algo que marcou negativamente o programa da Globo. Do mesmo modo quando o Domingão da Globo conseguiu reverter a situação, o programa do Gugu colocou no ar a reportagem do PCC que depois caiu como uma bomba após ser noticia que seria uma tremenda armação da produção do programa do SBT que de certa forma culminou com a derrocada de Gugu Liberato que nunca mais conseguiu bons números com seu programa, indo para a Record anos depois.

    Ou seja, pela mina de ouro que é a audiência na grande São Paulo as emissoras fazem qualquer coisa, e será assim ate o dia que o Brasil consiga alcançar melhor condição de renda para a população de outras regiões e deixe de ser um imenso oceano com uma ilha de desenvolvimento no tropico de capricórnio.

    ResponderExcluir
  8. Estou chocado, quer dizer então que somos reféns dos gostos da população de um único estado? Tenho que sair deste país de merda

    ResponderExcluir
  9. Olá novamente. Você vai acabar o blog? Pena. Mas favoritei e mostrarei para alguns colegas meu, que amam o carnaval do RJ e queriam saber o o motivo da demora na transmissão. Você explicou muito bem. Poso copiar seu texto? Darei os devidos créditos e citarei a fonte. Abçs. E fique com Deus.

    ResponderExcluir
  10. Olá lene Santos, novamente me desculpa pela demora na resposta!, olha pode divulgar esse texto sim ficaria muito grato se pudesse compartilhá-lo mesmo. Quando criei esse blog minha intenção era fazer uma espécie de grito de protesto, das coisas que vejo e nos cidadãos comuns não temos direito a voz! Este assunto do carnaval venho batendo desde 2011 quando criei o blog.

    Nos jornais todo ano após o carnaval falam da queda de audiência do carnaval do Rio e as pessoas pensam que isso ocorre no Brasil inteiro. Mas não e isso que ocorre, pelo contrario, mas como isso acontece em São Paulo que é o principal pólo financeiro do Pais a Globo para não perder para a concorrente passou a atrasar o carnaval carioca.

    E por isso que foi reduzido o numero de escolas de samba do grupo especial, para que a transmissão ficasse mais curta e é por isso que a cada ano a transmissão começa mais tarde, neste ano a Globo começou a transmissão do segundo dia de desfile as 23:00h. Quanto mais tarde para a Globo e melhor porque a principal concorrente já finalizou os programas de maior audiência, mas friso mais um vez, isso tudo por causa do IBOPE em São Paulo.

    Para provar isso tive acesso em 2012 aos números de audiência em tempo real através de outro blog e enviei um email para o jornalista Jose Armando Vanucci sobre a situação do carnaval do Rio na TV e ele respondeu meu email no vídeo que coloquei neste artigo.

    Nesse no de 2015 o carnaval do Rio registrou um ponto a mais de audiência em São Paulo e a estratégia de colocar o carnaval carioca quase no inicio da madrugada deu certo, pelo menos a Globo não perdeu a liderança em São Paulo para a TV Record.
    Como disse no artigo o certo seria a emissora fazer uma alteração na programação restrita a São Paulo e não sacrificar a transmissão do carnaval carioca em todo Pais por causa da audiência em São Paulo.

    Fico feliz por sua participação e compreensão deste artigo e muito obrigado pela sua participação!! Pode enviar esse artigo para quem você quiser, pois acho que quanto mais pessoas souberem os motivos que estão levando a transmissão do carnaval do Rio para mais tarde, acho que pode ser que a Globo reveja sua conduta.

    Quanto ao Blog por enquanto vou continuar, só não estou tendo mais tempo para fazer atualizações constantes, mas há muitos artigos que fiz, tanto neste blog principal, quanto nos blog acessórios Saúde e Carnaval e gostaria que fossem lidos também.

    Obrigado!!!!
    Uanderson de Aquino

    ResponderExcluir