Rio de Janeiro - Brasil

domingo, 28 de dezembro de 2014

TV Globo: #Carioca-de-cu-é-rola#!!!!!


Hoje lendo jornais de domingo, dei uma olhada na pagina sobre televisão e uma coisa me chamou a atenção mais do que de costume, a mania dos jornalistas em chamar a tv Globo de emissora “carioca”.

Isso me chamou atenção porque em minha mente sinceramente não me faz associar a Globo ao Rio. Muitos podem dizer que a Globo produz novelas no Rio, e por isso exporta a imagem da cidade, ou produz programas que mostram de alguma maneira ou outra a cultura da cidade, ainda que de forma deturpada, como e o caso do programa “ Esquenta” da Regina Casé.

Mas se olhamos por esse lado as demais emissoras fazem o mesmo produzindo seus programas na cidade onde é sua sede. Quando falo que não consigo associar a Globo ao Rio, ou seja como “emissora carioca” e o fato da Globo gostar de mostrar o Rio sim, mas dando mais o marketing negativo que o positivo.

Em suas novelas por exemplo a violência dos morros são  sempre destaque. Existe violência nos morros sim, mas será que é apena nos morros cariocas? Sinceramente nunca vi uma novela da Globo abordar o crime organizado quando é ambientada em São Paulo por exemplo, alias só sabemos que há também crime organizado em São Paulo graças a programas como “Brasil Urgente” da Band.

No próximo ano o Rio de janeiro completa 450 anos. Ate onde sei a Globo não preparou nenhuma produção que possa homenagear a cidade nesta data, mas lembro-me de que em 2004 quando a cidade de São Paulo completou seus 450 anos, a Globo dentre outras atividades comemorativas a essa data, produziu a minissérie “Um Só Coração”.

Essa minissérie foi uma homenagem a cidade de São Paulo que mostrou algumas passagem importantes na cidade e grandes personalidades tais como Mário de Andrade, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade, dentre outros.

O Rio de Janeiro também teve grandes nomes em seu passado que também marcaram época e mereciam serem lembrados em uma minissérie. Talvez a Globo ate prepare algum showzinho estilo “cala a boca” com seus artistas mequetrefes.

Na realidade a Globo e como a jornalista Gloria Maria, nasceu no Rio, mas tem alma paulistana, assim como ela mesma se descreveu em um show promovido pela Globo no Ginásio do Ibirapuera para comemorar os 450 anos de São Paulo.

O Rio de Janeiro logicamente não possui um PIB de um trilhão de reais muito menos o mercado publicitário em sua porta para encher os cofres da emissora e por isso só sirva mesmo para ser sede de sua central de produção, ate porque a engenharia ainda não descobriu uma forma de arrancá-lo do lugar e transferi-lo para Sampa!

Por essas e por outras e que quando leio nos jornais termos como “ Globo emissora carioca” e que não concordo, o termo que melhor se encaixa é “carioca de cú e rola”!

Uanderson

3 comments:

  1. Olá boa noite.Sei que o post é antigo, mas tive que deixar um comentário. Li atentamente o que escreveu e concordo com tudo. E acrescento, todos os telejornais , menos o JN, são feitos e apresentados por paulistas e produzidos em SP. Dizer que a Globo nos privilegia e nos bajula, é uma mentira gigantesca. Deus nos livre quando ela quiser nos bater, rs. Todos os dias a Globo dá um destaque em nossas mazelas, ascende uma luz neon mesmo. Não faz o mesmo em SP. Poderia citar vários exemplos, mas li a sua critica sobre a transmissão do carnaval do RJ e por lá já dá uma ideia do que a Globo faz com RJ. Adorei seu blog, e sempre que puder passarei por aqui.
    PS: sou carioca, rs.

    ResponderExcluir
  2. Olá boa noite.Sei que o post é antigo, mas tive que deixar um comentário. Li atentamente o que escreveu e concordo com tudo. E acrescento, todos os telejornais , menos o JN, são feitos e apresentados por paulistas e produzidos em SP. Dizer que a Globo nos privilegia e nos bajula, é uma mentira gigantesca. Deus nos livre quando ela quiser nos bater, rs. Todos os dias a Globo dá um destaque em nossas mazelas, ascende uma luz neon mesmo. Não faz o mesmo em SP. Poderia citar vários exemplos, mas li a sua critica sobre a transmissão do carnaval do RJ e por lá já dá uma ideia do que a Globo faz com RJ. Adorei seu blog, e sempre que puder passarei por aqui.
    PS: sou carioca, rs.

    ResponderExcluir
  3. Lene Santos muito obrigado por ler os artigos deste blog! peço desculpa pela demora nas respostas porque estou ficando sem tempo de atualiza-lo. Esses artigos são um desabafo, e fico feliz por ter compreendido meus argumentos. A Globo adora fazer o Rio de seu palco quando e para ser bizarro, nunca vi a emissora ambientar uma novela numa favela em São Paulo mostrando as mazelas ou sera que as favelas paulistanas não tem criminalidade?

    Muito obrigado pela participação no Blog!!!!

    ResponderExcluir