Rio de Janeiro - Brasil

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Toffoli dá 72 horas para Câmara se manifestar sobre PEC que “amordaça” Supremo Tribunal Federal.

Relator do mandado de segurança que pede a suspensão de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que submete decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) à avaliação do Congresso, o ministro Antônio Dias Toffoli concedeu nesta sexta-feira (26) prazo de 72 horas para que a Câmara dos Deputados se manifeste sobre a proposta do deputado Nazareno Fontelles (PT-PI), aprovada nesta semana pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Segundo a assessoria do STF, o prazo de 72 horas começará a contar no momento em que o tribunal for avisado de que a Câmara recebeu o despacho de Toffoli. Ainda segundo a assessoria, a contagem não pode começar em fim de semana ou feriado.

Toffoli pretende ouvir as partes envolvidas no processo antes de decidir sobre o pedido de liminar protocolado nesta quinta (25) pelo PSDB e pelo PPS. Os dois partidos alegam que a proposta do parlamentar petista não poderia sequer estar tramitando no Congresso, por "ofender" o princípio da separação de poderes. Toffoli pediu explicações da Mesa Diretora da 


Em seu despacho, o ministro também abre espaço para a Advocacia-Geral da União (AGU) se posicionar sobre o impasse.
“Ante a natureza excepcional do presente mandado de segurança e por ser o autor detentor de poder de representação coletiva, aplico, por analogia, o prazo de 72 (setenta e duas) horas do § 2º art. 22 da Lei nº 12.016/09 para abertura de prazo para manifestação nos presentes autos antes da apreciação do pedido de liminar”, escreveu Toffoli.

A PEC, de autoria do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara nesta quarta (24), mas ainda precisa passar por outras instâncias do parlamento. Pelo texto, o Congresso poderia rever decisões do STF sobre inconstitucionalidade de propostas de emendas à Constituição.

Nesta quinta, PSDB e PPS decidiram acionar o Supremo para barrar a proposta. Antes de o sistema de informática do STF definir que o relator do mandado seria o ministro Toffoli, ele havia dito não vê "crise" entre o Judiciário e o Legislativo.
Para o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), a PEC proposta pelo deputado do PT é uma “completa aberração”.

"A Constituição veda a deliberação de qualquer matéria que ofenda cláusula pétrea, que são imutáveis. A autonomia dos poderes é pétrea. Quando você tenta trazer para dentro do Congresso a aceitação ou não de uma deliberação do Supremo você está ofendendo a autonomia da mais alta corte do país", criticou o líder tucano.

Já o líder do PPS, Rubens Bueno (PR), classificou a iniciativa de Fonteles de “retaliação” do PT ao Supremo por causa do julgamento do mensalão, no qual foram condenados expoentes da legenda, como o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu.

"Querem amordaçar o Ministério Público, querem controlar a mídia e agora querem submeter o Supremo a um poder menor", disparou Bueno.

FONTE: G1

Opinião

Essa “PEC” como o líder do PSDB Carlos Sampaio bem explicitou, e uma aberração, esse projeto quer amordaçar  o STF, e deixar o Brasil a um passo do totalitarismo. Uma curiosidade desta PEC, e que seu autor e do Piaui, estado natal de um outro deputado que a pouco tempo disse que se o Supremo julgar inconstitucional o caso dos royalties, eles farão uma PEC para mudar a constituição para este fim.

Ou seja a “safra” de políticos que temos hoje e da pior espécie, parece que saíram de uma Venezuela da vida, são capazes passar por cima, do Supremo, e amanha da Presidente da republica. Esse tal PEC não e apenas uma retaliação em apoio aos mensaleiros, e também uma precaução deles em garantir os royalties caso o Supremo decida sob a inconstitucionalidade, pois ai eles e que decidirão, e a palavra da justiça passara a não valer nada e nossa constituição, por sua vez também não terá utilidade nem para limpar a bunda! E o Brasil, de republica, a caminho de ser uma mera republiqueta da America do sul!.

Por Uanderson

0 comments:

Postar um comentário