Rio de Janeiro - Brasil

terça-feira, 22 de março de 2011

CARNAVAL ACABOU, MAS AINDA CAUSA POLÊMICAS



O carnaval acabou, mas ainda e assunto que da pano para manga. Visitando o site da liga das escola de samba de São Paulo, me deparei com um texto que exalta o desempenho das escolas de samba paulistana neste carnaval. Nada de estranho se não fosse um trecho desse texto onde informa que o carnaval de SP representou a maior audiência do Pais, informou ainda que o diretor de programação da TV Globo de São Paulo, disse que o carnaval de São Paulo se consolidou definitivamente como maior do mundo.
Esse texto por maior boa intenção que se possa ter( exaltar o talento das escolas de samba de SP)trás consigo dados incorretos, senão vejamos:

1º Quando eles dizem que os desfiles de SP e a maior audiência do Pais, estão equivocados, porque eles estão se baseando somente na audiência televisiva registrada em São Paulo, e não de todas as principais capitais do Brasil.

2º O fato de São Paulo ser, ainda, a maior economia do Brasil, não quer dizer que a audiência registrada no Estado de São Paulo seja referencia para os demais Estados. Nosso Pais esta vivendo uma fase de desenvolvimento econômico e social, que não nos permite mais, nos limitarmos ao gosto de um único Estado ou Cidade. Alem do mais, no Rio os desfiles das escolas de samba Cariocas, alcançaram mais que os 11 e12 pontos registrados pelas escolas de samba paulistanas em sua Cidade.

3º Neste ano, a audiência das escolas de samba do Rio foi praticamente a mesma registrada pelas escolas de samba de São Paulo, em São Paulo. Excetuando-se no Primeiro de desfile do Rio, que registrou 10 pontos, enquanto o primeiro dia de desfile de São Paulo registrou 11. Porem o segundo dia de desfile tanto as escolas do Rio quanto as de São Paulo, a media alcançada foi de 12 pontos, se diferenciado no numero de televisores ligados, porque o segundo dia de desfile do Rio já era carnaval e portanto logicamente menos pessoas estavam em casa para assistir TV em comparação a sexta e sábado que oficialmente ainda não e carnaval.

Já em relação a frase que o diretor de programação da Globo teria dito que o carnaval de SP era definitivamente o maior do mundo, talvez tenha ocorrido em um momento de distração,  em fim, pois na pratica não e. Os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro  ainda são referencia em qualidade de espetáculo para todas as escolas de samba deste Pais que se espelham em tudo que ocorre de novidade nos desfiles do Rio, assistindo os desfiles de SP vemos isso, como por exemplo vários carros com pessoas fazendo coreografias similares a que Paulo Barros faz na Unidos da Tijuca.

Segundo o carnaval do Rio alem dos desfiles de escolas de samba, também nos últimos anos o carnaval de Rua vem se destacando, neste ano o numero de foliões que brincaram atrás dos blocos, divulgado pela prefeitura do Rio, mostrou que o carnaval de Rua carioca ultrapassou o de Salvador, e isso foi divulgado inclusive pela Folha online.

Sendo assim ainda falta muito o dia para que as escolas de samba de SP, diretores da Globo, ou seja lá quem for, possa dar a noticia que o carnaval de São Paulo e o maior do Brasil, que dirá do Mundo.

0 comments:

Postar um comentário