Rio de Janeiro - Brasil

sexta-feira, 6 de março de 2020

Audiência do carnaval e sim muito positiva ao contrario do que informa colunista da UOL


Nesta semana o jornalista do UOL e Folha Ricardo Feltrin fez um artigo que trás no titulo: “Ibope Mostra que carnaval esta longe de ser sucesso na TV”. Ao longo do artigo ele elenca a audiência das emissoras de TV durante o carnaval, e fazendo comparativo aos anos anteriores mostrando que pelos números, o carnaval não mereceria destaque na TV.

Porem o colunista deveria analisar os números não friamente e sim o contexto. O carnaval embora não oficialmente, e um feriadão, industrias normalmente antecipam produção e durante o carnaval não funcionam assim como a maior parte do comercio.

Nesse período vemos rodoviárias lotadas com pessoas viajando para varias partes do País. Isso já explica em grande parte a queda nos números da audiência na TV nesse período.

Somando a isso temos o fenômeno chamado carnaval de rua. A explosão dos blocos nas ruas nos moldes como vemos hoje começou pelas ruas do Rio de Janeiro no inicio dos anos 2000.

Naquele período blocos já antigos como o Cordão do Bola Preta alem de novos como monobloco passaram a arrastar uma multidão durante o carnaval e sem alarde criou um fenômeno que se espalhou pelo Pais.

A ultima cidade a aderir a essa onda foi justamente à cidade de São Paulo, que ate então não tinha muita afinidade com o carnaval, hoje já se gloriam de botar mais pessoas atrás dos blocos que o Rio.

Neste contexto e perfeitamente compreensível que a programação da TV apresenta um numero bem abaixo do normal em sua audiência, independente da programação que adote nesse período.

O Sbt por exemplo, na década de 80 e 90 não transmitia nada de carnaval, a não ser aquelas vinhetas cantadas pelo Silvio Santos, e nem por isso apresentava audiência superior a Globo que transmitia os desfiles das escolas de samba.

Naquela época os desfiles das escolas de samba do Rio começavam pela Globo as 18:30, numa época que eram 18 escolas de samba no grupo especial.

Se a transmissão dos desfiles hoje o Ibope e fraco, não podemos dizer o mesmo com a apuração. A Globo registrou com a apuração do carnaval de SP 23 pontos no Rio a apuração do carnaval Carioca chegou a casa dos 40 pontos.

Sem contar que embora a audiência não seja superlativa nesse período, existem fortes patrocinadores, principalmente de bebidas que procuram os canais para associar sua marca nesse período que sabidamente e de alto consumo.

Por isso acho que o artigo do nobre Ricardo Feltrin serve mais para munição do bloco anti carnaval que vem crescendo com o bloco evangélico e os extremistas da direita com seus discursos hipócritas e já batidos, como “ ao invés de investir no carnaval devem investir em saúde e educação”.....

No Rio ano passado usando este discurso o prefeito Marcelo Crivella praticamente tentou jogar a população do Rio contra as escolas de samba, dizendo que iria cortar a verba destinada as agremiações, para poder investir em creches e mais vagas no hospitais.

Mesmo sem dar dinheiro às escolas de samba, 2019 o que se viu no Rio foi crianças sem vagas nas creches e pessoas morrendo na porta dos hospitais que praticamente fecharam as portas por falta de profissionais, médicos, enfermeiros, etc.. porque os profissionais de saúde estavam sem receber seus salários uma vez que a prefeitura não estava repassando verba para as organizações Sociais que administram os hospitais da cidade.    

O que foi feito então com o dinheiro que não foi para as escolas de samba, mas também não foi para creches muito menos para os Hospitais?

O carnaval e bom para TV e assim como e bom para as cidades, movimenta o turismo e gera empregos, essa sim e a mensagem que os jornais deveriam divulgar e não números vazios da audiência em pleno feriadão....

0 comments:

Postar um comentário