Rio de Janeiro - Brasil

segunda-feira, 6 de junho de 2011

BOMBEIROS, HEROIS OU DESORDEIROS?


Com o Decreto nº 2.587, de 30 de abril de 1860 foi instituído o antes provisório corpo de Bombeiros, uma instituição que merece todo respeito pelos grandes feitos. Homens e Mulheres enfrentam adversidades com o único propósito que é salvar vidas.
Mas infelizmente hoje nas manchetes dos jornais vemos a batalha campal que se tornou o que deveria ser uma negociação pacifica e de direito com o governo Estadual. Pergunta-se quem estaria certo nessa historia? Os Bombeiros que salvam vidas e recebem o pior salário do Pais?
Na minha opinião os dois lados erraram, o governador Sergio Cabral, pois deveria ter tentado uma negociação junto ao grupo antes que tudo isso ocorresse, o que acabou não acontecendo, neste caso passando uma imagem que o Estado estava indiferente a causa dos Bombeiros, o que culminou nessa bola de neve que ainda não sabemos ate onde ira os estragos.
Porem os Bombeiros também erraram, ao invadirem o Quartel, pois agiram contra o próprio Estatuto, e ainda por cima levaram consigo familiares, como esposas e filhos. Por mais que a intenção fosse uma negociação pacifica, os lideres do grupo já deveriam estar observando um aumento de tensão e neste caso levar criança para algo que, por mais que fosse remota a possibilidade de confronto, jamais deveria ter ocorrido.
Não querendo comprar partido do governo, mas querer culpar o atual governador pelos baixos salários, e ridículo. Quantos governadores já passaram pelo Rio, e o que foi feito pela melhoria da corporação? Para citar alguns a partir dos anos oitenta:

Leonel Brizola (primeira vez)
Governador eleito
Governador eleito
Leonel Brizola (segunda vez)
Governador eleito
Vice-governador eleito
Governador eleito
Governador eleito
Vice-Governadora eleita
Governadora eleita
Governador eleito
atualidade
Governador reeleito


O que anteriores a Cabral fizeram não somente pela corporação, mas num geral pelo Estado? Posso dizer que ajudaram foi arruinar a economia da cidade, deixaram a marginalidade tomar conta do Rio espantando investimento e transformando a Cidade em chacota Nacional.
E voltando para os bombeiros, será que somente observaram seus baixos salários agora? Espero que por trás de tudo isso não haja questão política, já que ano que vem teremos eleição para prefeito. E como cidadão, torço para que o Estado negocie com os bombeiros, pois assim como os Médicos, enfermeiros , estão sempre em prontidão a salvar vidas e por tanto merecem todo nosso respeito e admiração.

0 comentários:

Postar um comentário