Os shoppings da Zona
Oeste do Rio estão entre os mais bem avaliados centros comerciais do estado.
Dos nove melhores colocados no ranking do Instituto Ibero-Brasileiro de
Relacionamento com o Cliente (IBRC) deste ano, cinco estão em bairros da
região. O Park Shopping Campo Grande, por exemplo, se destacou ao atingir a
terceira posição no seu primeiro ano de avaliação. O levantamento considera
critérios como estacionamento, segurança, banheiros e atendimento aos clientes,
entre outros.
O Rio Design Barra foi
classificado como o melhor shopping da Zona Oeste, após saltar da 21ª posição
em 2013 para o segundo lugar no estado este ano. Já o Bangu Shopping, que
estava no 20º lugar no ano passado, chegou à 8ª posição na última pesquisa. O
Barra Shopping caiu na classificação, passando do primeiro colocado para o
quarto, assim como o Village Mall, no mesmo bairro, que saiu da quarta para a
quinta posição.
Presidente do IBRC,
Alexandre Diogo explica que esses dois shoppings mantiveram seu desempenho, mas
caíram no ranking, pois houve melhorias em outros estabelecimentos. Já no caso
do Rio Design Barra, o pulo de 19 posições se deu em função das melhorias do
fraldário (que ano passado estava em reforma), do aumento da segurança e
oferecimento de terminais de carregamento de celulares e tablets.
“Um problema comum em shoppings de luxo é a
discriminação. No ano passado, os seguranças do Rio Design Barra trataram mal o
cliente oculto negro que estava fazendo a pesquisa. Este ano, isso não
aconteceu. Por isso, o shopping ganhou pontos”, explica Diogo.
Frequentadora do Rio
Design Barra, a comissária de bordo Maria Lucia Branco, 56 anos, afirma que os
detalhes fazem a diferença na hora de escolher o shopping. “Banheiros limpos e
funcionários atenciosos são fundamentais. O cliente gosta de se sentir especial”,
avalia ela.
O Bangu Shopping, por
sua vez, investiu em treinamento de profissionais do Serviço de Atendimento ao
Cliente e seguranças, por isso saltou 12 posições. Porém, a falta de estrutura
no fraldário persiste desde 2013.
Gerente de marketing do
Park Shopping, Valéria Zettel avalia que a grande concorrência nesta região da
cidade faz com que seja preciso investir no atendimento.
“Atualmente, todos os
shoppings têm as mesmas marcas, por isso, precisam se destacar e deixar de ser
apenas um ponto de venda para proporcionar uma experiência ao consumidor. Até
porque, hoje é possível comprar pela internet, então os shoppings devem ir
além. Oferecer boas opções de entretenimento, ter banheiros limpos, boa praça
de alimentação e estacionamento com muitas vagas são fatores que fidelizam os
clientes”, afirma.
Segundo ela, o aumento
do poder aquisitivo da classe C também colaborou para uma preocupação maior dos
shoppings com a qualidade dos serviços. “Este consumidor está mais exigente.
Por isso, o posicionamento do shopping, que é voltado para as classes B e C, é
o de oferecer um padrão de classe A”, explica a executiva.
Em primeiro lugar no
ranking deste ano, o Shopping Leblon investiu no treinamento de funcionários e
serviços diferenciados, conseguindo assim avaliação de “atendimento de
excelência”, segundo o IBRC. Entre os diferenciais que o centro comercial
oferece estão locais para carregar baterias de smartphones e tablets
gratuitamente, kits de costura nos banheiros, wi-fi gratuito, atendentes
bilíngues, além de empréstimo de carrinhos para as crianças.
“Contamos com uma
coordenadora de mall, uma governanta que está atenta a todos os detalhes, desde
a aparência até os serviços prestados”, explica Priscilla Leão, gerente de
marketing do Shopping Leblon.
Já o Santa Cruz
Shopping, apesar de estar na Zona Oeste, ficou na penúltima posição no ranking,
perdendo apenas para o Niterói Shopping. Segundo Cleuzemar de Marins,
superintendente do estabelecimento, há um estudo para avaliar a implementação
de melhorias em 2015, a fim de proporcionar mais conforto aos clientes.
Com relação aos
diferenciais, Cleuzemar explica que são promovidas ações como feira de livros,
passeios ciclísticos e teatro infantil.
Fonte: O
Dia
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