Rio de Janeiro - Brasil

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Não há limite de velocidade: cientistas da IBM estão a beira de criar 'computadores quantum ' mais rápido do que qualquer supercomputador na Terra



PCs mais rápidos do que qualquer supercomputador na Terra pode se tornar realidade depois que cientistas da IBM obteve um avanço na "computação quântica" - descrito como a "nova fronteira" em computação.
A IBM criou componentes que trabalham utilizando a tecnologia - seus cientistas dizem que o próximo passo é "criar sistemas".
Um computador quântico seria capaz de milhões de cálculos ao mesmo tempo - e capaz de quebrar qualquer código de computador na Terra.
As máquinas poderiam também resolver problemas matemáticos que permaneceram impossível para a humanidade - até agora.
A busca de criar um "computador quântico" tem sido um trabalho árduo da computação desde o físico Richard Feynman desafiou os cientistas a criar um computador com base na física quântica, em 1981.
Durante décadas, o trabalho foi apenas teórica.
Os 'qubits' criado por cientistas da IBM explorar uma propriedade bizarra da física quântica que significa que 'pouco' um computador quântico, ou unidade de informação - um "qubit" - pode ser tanto 1 e 0 ao mesmo tempo.
Uma matriz 250-qubit conteria mais 'bits' de informação do que há átomos no universo inteiro.
A IBM diz que a criação de sistemas e o próximo passo que exploram esse poder.
Os cientistas dizem que suas experiências avançaram por um fator de '100 a 1000 'vezes desde que começaram em 2009.
O trabalho de computação quântica que estamos fazendo shows que já não é apenas um experimento de física de força bruta. É hora de começar a criar sistemas baseados nesta ciência que vai levar a computação para uma nova fronteira ", diz o cientista da IBM Matthias Steffen.
"Essas propriedades terão generalizados implicações principalmente para o campo de criptografia de dados em computadores quânticos poderiam fatorar números muito grandes, como aqueles usados ​​para codificar e decodificar as informações sensíveis", diz a IBM.
Os cientistas estão fazendo experiências com várias técnicas de computação quântica diferentes.
Entre os resultados, a equipa IBM estendeu a quantidade de tempo que os qubits retém seus estados quânticos até 100 microssegundos - uma melhoria de 2 a 4 vezes em registros anteriormente relatados.
A IBM diz estar "muito perto dos requisitos mínimos para um sistema de computação em escala quântica, conforme determinado pela comunidade científica mundial."
"A pesquisa qubit supercondutor liderada pela equipe da IBM tem vindo a progredir de uma forma muito concentrado na estrada para um computador quântico confiável. O desempenho do dispositivo que já mostrou que os leva quase ao ponto de inflexão ", diz David DiVincenzo, professor do Instituto de Informação Quântica, da Universidade Aachen e Juelich Forschungszentrum.


Fonte:







0 comments:

Postar um comentário