Rio de Janeiro - Brasil

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Colunista do Yahoo escreveu artigo que segue a minha linha de pensamento sobre a fase atual da TV Globo.



Ontem zapeando na internet entrei no Yahoo e me daparei com um artigo de titulo “E agora, Rede Globo?”. No artigo o jornalista Jefsouza fala sobre a onda da tal torcida contra a Globo, em que ele chama de “estupidez”. No mesmo artigo o colunista fala sobre o mau desempenho da novela das 21h da Globo em que também segue de encontro com um artigo que fiz a algumas semanas no qual tenho entendimento que o mal desempenho da novela da Globo A Regra do Jogo e mais por culpa da própria Globo, do que pela novela da TV Record Os Dez Mandamentos.

Leiam:



Abaixo na integra leiam o artigo do Yahoo:

Valei-me minha Santa Clara Padroeira da Televisão! Aparentemente a coisa realmente não anda bem no horário nobre da Globo. Depois de ver ‘Babilônia’ ser espezinhada e maltratada durante meses, eis que a emissora do Projac colocou todas as suas fichas em João Emanuel Carneiro. Feito um Dom Sebastião da teledramaturgia, o autor voltaria para salvar seu combalido povo. Afinal de contas João Emanuel era o autor de ‘Avenida Brasil’, a novela sucesso de público e crítica que colocou o folhetim eletrônico em outro patamar. Sim, ele iria resgatar a dignidade global.

Acontece que não tem sido exatamente assim. Depois de estrear com alarde, ‘A Regra do Jogo’, a nova trama de João Emanuel, conseguiu o que até outro dia parecia inimaginável: perder para a concorrência. No caso, para a Record e ‘Os 10 Mandamentos’. Foi há dez dias, quando a novela bíblica da emissora do Bispo cravou 21 pontos diante de 20 pontos de ‘A Regra do Jogo’. Pânico, desespero e ranger de dentes na poderosa Globo.

E, como é de praxe, toca aparecer gente para achar os defeitos de ‘A Regra do Jogo’ e as virtudes de ‘Os 10 Mandamentos’. Por favor, minha gente, vamos devagar com o andor.
Já escrevi aqui sobre dez  motivos para assistir a ‘Os 10 Mandamentos’. O texto era meio a sério, meio de brincadeira. Teve quem o usasse para uma cruzada contra a Globo. Só tenho uma coisa a dizer a respeito: não há nada mais estúpido do que fazer uma cruzada contra a Globo.

A começar pelo fato de, ao torcer pela derrocada da emissora mais poderosa do país, torce-se pelo desemprego de milhares de profissionais. Que tipo de doença mental é essa que faz alguém torcer pelo desemprego dos outros? Quem vê a Globo como “o Império do Mal” deve ter lido muita história da carochinha – e pior: levado essa história de vilão a sério.

E depois, vamos combinar, torcer pela Record é de uma ingenuidade atroz. Pense bem. O melhor a fazer é não torcer para ninguém. Quer dizer, torça, sim. Torça para que as emissoras ofereçam produtos de qualidade – sejam eles novelas, séries, humorísticos ou programas de variedades. Vamos lá, pense um pouco em você mesmo.

E só para esclarecer: ‘Os 10 Mandamentos’ cravar 21 pontos de audiência nem é um feito histórico. Usando o Ibope como fonte: Em 2008 ‘Os Mutantes’ (lembra?) fincou 24 pontos em uma certa semana de junho. O último episódio de ‘Vidas Opostas’ bateu 25 pontos em agosto de 2007. E ‘Prova de Amor’ alcançou 23 pontos em seu capítulo final, em julho de 2006. Sim, eram outros tempos, mas o fato da novela bíblica bater ‘A Regra do Jogo’ fala mais sobre os problemas da Globo hoje do que sobre os trunfos da Record.

O que interessa agora é saber quais serão os próximos movimentos da Globo. Será que a emissora vai se desesperar e criar um novo Frankenstein das nove? Será que aprendeu a lição e vai seguir o roteiro até estabilizar a audiência? Vamos aguardar.

É importante que fique claro: ‘A Regra do Jogo’ é uma trama infinitamente melhor do que ‘Babilônia’. Amargar o baixo índice de audiência pode ter uma grande variedade de explicações. Mas nenhuma delas tem a ver com a qualidade da novela.

A Globo precisa se acostumar a conviver com índices realistas de audiência. Se ‘Verdades Secretas’ teve uma média de audiência de 25 pontos e foi considerada um sucesso estrondoso, então que o mesmo raciocínio seja aplicado à novela das nove – que, aliás, nem da nove é mais. O mundo está mudando, que mude também a avaliação sobre o que é sucesso e fracasso.”

Fonte: Yahoo

0 comments:

Postar um comentário