São Paulo - Na segunda-feira (10), Júpiter foi atingido por um asteroide. A colisão foi descoberta por um astrônomo amador nos Estados Unidos.
Dan Peterson de Racine observava Júpiter do estado de Wisconsin, nos EUA. De repente, ele viu um flash sobre a superfície do planeta. Quando ele percebeu que aquela era uma claridade desconhecida, ele postou em um fórum.
George Hall, outro astrônomo amador, filmou o momento da colisão. Mas ele só percebeu que aquela era uma explosão quando leu a publicação de seu colega Racine no fórum.
Alguns pesquisadores acreditam que a recente explosão em Júpiter, o maior planeta do nosso Sistema Solar, podem ter salvado a Terra de colidir com esse asteroide. Isso porque a massa de Júpiter faz com que o planeta tenha um imenso campo gravitacional.
Essa característica faz com que o planeta atraia corpos celestes, como os asteroides. Portanto, é como se Júpiter protegesse a Terra e outros planetas de grandes catástrofes.
Hall publicou a captura do vídeo em sua conta do Flickr. Você também pode ver a colisão registrada pelo astrônomo amador no vídeo abaixo:
Fonte:
http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/astronomo-filma-colisao-de-asteroide-com-jupiter-12092012-36.shl
0 comments:
Postar um comentário