Rio de Janeiro - Brasil

quinta-feira, 6 de junho de 2024

E se eu jogar meu celular pela janela?': Saiba o que são pensamentos intrusivos.

 

Você pode estar em uma aula de ioga quando, do nada, se imagina levantando e dando um grito em meio ao ambiente silencioso. Pode estar em um lugar alto e, de repente, imaginar: 'e se eu jogar meu celular lá embaixo?'. Se você já pensou algo parecido, saiba que não está sozinho. Esse fenômeno - pensar coisas malucas ou inapropriadas

O psiquiatra Álvaro Cabral Araújo, que atua no Amban, ambulatório que trata transtornos de ansiedade no Instituto de Psiquiatria da USP, ao g1 falou sobre o assunto. Ele explica que os pensamentos intrusivos são experimentados pela maioria das pessoas e, habitualmente, não comprometem a atividade que a pessoa está executando naquele momento, além de não produzirem sofrimento significativo.

Pensamentos intrusivos são classificados como pensamentos que ocorrem de forma espontânea, sem que a pessoa tenha pensado racionalmente sobre aquilo. Muitas vezes os pensamentos intrusivos entram em conflito com os próprios valores ou com aquilo que a pessoa entende que deseja conscientemente, podem estar ligados às regras morais, de segurança, pensamentos religiosos, de cunho sexual, pensamentos agressivos e negativos, de modo que a pessoa sinta vergonha ou culpa por ter esse tipo de pensamento, mesmo não estando no seu controle.

A natureza dos pensamentos intrusivos reside na persistência e incapacidade de serem controlados voluntariamente. Eles parecem surgir do nada, interrompendo seus pensamentos conscientes e causando desequilíbrio. É importante reconhecer que os pensamentos intrusivos não refletem necessariamente seus desejos, intenções ou identidade.

Pensamentos intrusivos e recorrentes se apresentam em situações como, por exemplo: 

    Ansiedade

    Estresse

    Dificuldade de concentração

    Distração

    Fadiga

    Insônia

    Problemas de relacionamento

    Dificuldade de trabalhar ou estudar

    Dificuldade para aproveitar a vida

 

Você pode aprender a lidar com seus pensamentos instrusivos e recorrentes e mudar a situação que eles causam na sua vida. Aqui vão algumas dicas:

Identifique seus gatilhos

O que faz com que você tenha pensamentos intrusivos ou recorrentes? Uma vez que você saiba quais são seus gatilhos, você pode começar a evitá-los ou desenvolver mecanismos de enfrentamento para lidar com eles. Olhe seus hábitos nocivos e crenças limitantes.

Pratique Presença

A atenção plena é a prática de estar ciente do momento presente sem julgamento. Por isso, ela pode ajudar você a se distanciar de seus pensamentos intrusivos e recorrentes e a evitar que eles tomem conta de sua mente.

Estabeleça limites saudáveis

É importante estabelecer limites entre o trabalho, a escola, a vida pessoal e o tempo para si mesmo. Desse modo, quando você está sobrecarregado, é mais provável que tenha pensamentos intrusivos ou recorrentes.

Os pensamentos intrusivos são apenas pensamentos, e eles não refletem a realidade. Você não precisa acreditar neles ou deixar que eles controlem sua vida, por exemplo.

 

Quando você tiver um pensamento intrusivo, tente redirecionar sua atenção para algo positivo. Você pode fazer isso prestando atenção ao seu entorno, respirando profundamente ou focando em uma tarefa agradável. Aqui você pode ler sobre como sair do automático para se livrar de emoções, pensamentos e sentimentos nocivos.

Se você não percebe seus gatilhos, está com dificuldade com os pensamentos intrusivos ou recorrentes, pode ser útil procurar ajuda. Um terapeuta pode ajudá-lo a entender seus pensamentos e desenvolver mecanismos de autoregulação e cuidados saudáveis. É importante lembrar que você não está só. Com a ajuda adequada, você pode aprender a minimizar e eliminar esses pensamentos e viver uma vida plena e feliz.

Fonte: G1 / TERRA

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/comportamento/voce-tem-pensamentos-intrusivos-ou-pensamentos-recorrentes,46787241b2ff0d46b05fa36884dceac6j84oaabo.html?utm_source=clipboard

 

0 comments:

Postar um comentário