Nesta semana o
jornalista do UOL e Folha Ricardo Feltrin fez um artigo que trás no titulo: “Ibope
Mostra que carnaval esta longe de ser sucesso na TV”. Ao longo do artigo ele
elenca a audiência das emissoras de TV durante o carnaval, e fazendo
comparativo aos anos anteriores mostrando que pelos números, o carnaval não
mereceria destaque na TV.
Porem o colunista
deveria analisar os números não friamente e sim o contexto. O carnaval embora
não oficialmente, e um feriadão, industrias normalmente antecipam produção e
durante o carnaval não funcionam assim como a maior parte do comercio.
Nesse período vemos rodoviárias
lotadas com pessoas viajando para varias partes do País. Isso já explica em
grande parte a queda nos números da audiência na TV nesse período.
Somando a isso temos o fenômeno
chamado carnaval de rua. A explosão dos blocos nas ruas nos moldes como vemos
hoje começou pelas ruas do Rio de Janeiro no inicio dos anos 2000.
Naquele período blocos já
antigos como o Cordão do Bola Preta alem de novos como monobloco passaram a
arrastar uma multidão durante o carnaval e sem alarde criou um fenômeno que se
espalhou pelo Pais.
A ultima cidade a
aderir a essa onda foi justamente à cidade de São Paulo, que ate então não
tinha muita afinidade com o carnaval, hoje já se gloriam de botar mais pessoas atrás
dos blocos que o Rio.
Neste contexto e
perfeitamente compreensível que a programação da TV apresenta um numero bem
abaixo do normal em sua audiência, independente da programação que adote nesse período.
O Sbt por exemplo, na década
de 80 e 90 não transmitia nada de carnaval, a não ser aquelas vinhetas cantadas
pelo Silvio Santos, e nem por isso apresentava audiência superior a Globo que
transmitia os desfiles das escolas de samba.
Naquela época os
desfiles das escolas de samba do Rio começavam pela Globo as 18:30, numa época
que eram 18 escolas de samba no grupo especial.
Se a transmissão dos
desfiles hoje o Ibope e fraco, não podemos dizer o mesmo com a apuração. A Globo
registrou com a apuração do carnaval de SP 23 pontos no Rio a apuração do
carnaval Carioca chegou a casa dos 40 pontos.
Sem contar que embora a
audiência não seja superlativa nesse período, existem fortes patrocinadores, principalmente
de bebidas que procuram os canais para associar sua marca nesse período que
sabidamente e de alto consumo.
Por isso acho que o
artigo do nobre Ricardo Feltrin serve mais para munição do bloco anti carnaval que
vem crescendo com o bloco evangélico e os extremistas da direita com seus
discursos hipócritas e já batidos, como “ ao invés de investir no carnaval
devem investir em saúde e educação”.....
No Rio ano passado
usando este discurso o prefeito Marcelo Crivella praticamente tentou jogar a
população do Rio contra as escolas de samba, dizendo que iria cortar a verba
destinada as agremiações, para poder investir em creches e mais vagas no
hospitais.
Mesmo sem dar dinheiro às
escolas de samba, 2019 o que se viu no Rio foi crianças sem vagas nas creches e
pessoas morrendo na porta dos hospitais que praticamente fecharam as portas por
falta de profissionais, médicos, enfermeiros, etc.. porque os profissionais de saúde
estavam sem receber seus salários uma vez que a prefeitura não estava
repassando verba para as organizações Sociais que administram os hospitais da
cidade.
O que foi feito então com o dinheiro que não foi para as escolas de samba, mas também não foi para creches muito menos para os Hospitais?
O carnaval e bom para TV
e assim como e bom para as cidades, movimenta o turismo e gera empregos, essa
sim e a mensagem que os jornais deveriam divulgar e não números vazios da audiência
em pleno feriadão....
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