A pergunta que é o titulo deste post, faço todos os dias. Quando compro uma pilha em um supermercado, ate quando viajo de trem para ir ao trabalho. A marca “ made in China” esta em todo lugar.
E impressionante como a presença da China e marcante ao mesmo tempo que esta se tornando uma raridade vermos o Made in Brasil ate mesmo nos brinquedos infantis.
Nessas horas eu me pergunto: Como pode o governo brasileiro não perceber que esta matando nossa industria ao deixar entrar tanta quinquilharia de fora tornando-se uma concorrência desleal com nossa industria.
Estamos incentivando o desenvolvimento industrial e econômico de um Pais que nunca foi recíproco com o Brasil, pelo contrario, a China nunca deu apoio ao Brasil. Na época em que o Brasil tentou uma vaga permanente no conselho de segurança da ONU, a China que já tem assento permanente nesse conselho, não deu a menor bola para as solicitações de apoio feita pelo Brasil.
Jornal Valor:
“A pressão chinesa visa bloquear a entrada do Japão e garantir para si a posição de único emergente com assento permanente no Conselho, o que lhe dá a aura de representante dos países em desenvolvimento. Se entram Brasil e Índia, os chineses tem reduzido seu poder.”
Enquanto a China já enviou pessoas ao espaço, incluindo uma mulher, com “dentes perfeitos, pele sem calos ou problemas, bom hálito e odor corporal agradável”, O Brasil ainda não foi capaz de lançar um satélite com tecnologia própria
Isso se deve exatamente por primar em “comprar tecnologia” e não produzir. E exatamente o que ocorre com nossa industria. Aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, o governo estadual comprou uma frota de trens novos, todos produzidos na China.
Será que o Brasil não seria capaz de produzir um trem? Preferindo criar emprego lá fora, gerar tecnologia lá fora!? Ate quando o Brasil vai se orgulhar de ser um grande exportador de commodities? Ou seja vendedor de capim?!
Por Uanderson
Fonte de pesquisa:
0 comments:
Postar um comentário