Rio de Janeiro - Brasil

sexta-feira, 2 de março de 2012

“Por que você mentiu para mim, papai?” Menino de 8 anos descobre no Google que sofre de doença terminal.



Quando foi diagnosticada com uma doença terminal aos oito anos de idade, seus pais acharam melhor não contarem a verdade sobre a doença.
Eles, porém, não contava com natureza inquisitiva de Domingos Junior. Ele que chamou doença de “pernas cansadas” no Google descobriu a verdade.
Lil Dom - como é apelidado - então confrontou seus pais e perguntou por que eles não lhe contaram a verdade sobre sua condição, distrofia muscular de Duchenne.
A doença rara causa degeneração muscular e dificuldades para andar e respirar que, eventualmente, levar à morte. A expectativa de vida média é de 25.
"Ele veio até mim e me perguntou porque eu havia mentido para ele", disse o pai da criança. "Nós sentamos e explicamos tudo. Foi uma das mais difíceis conversas que já tive.
"Desde então, ele teve vários pesadelos sobre isso e sempre nos chama para um abraço.
'Ele só quer saber que estamos aqui para ele. Uma noite ele me pediu para encontrar uma cura para sua condição e que me bateu como uma marretada. Eu queria dizer que sim, mas era tão difícil.
"Ele entende os efeitos da condição, mas é muito difícil de explicar para alguém tão jovem."
Sr. Stacey disse que seu filho perguntou-lhe no passado se a doença iria matá-lo - e ele respondeu que ninguém sabe quando vai morrer.
Lil Dom, que usa uma cadeira de rodas, disse que leva uma vida normal. "Eu gosto de história e matemática na escola e em casa eu gosto de desenhar e jogar no meu Xbox", acrescentou.
Cerca de 2.500 pessoas sofrem de Distrofia de Duchenne no Reino Unido, que é mais comum entre os meninos.


Fonte:



Conheçam a Doença:

Distrofia de Duchenne é uma doença genética de caráter recessivo, ligada ao cromossomo X, degenerativa e incapacitante. O gene defeituoso é transmitido simultaneamente pelo pai e pela mãe, que é assintomática. No entanto, cerca de 1/3 dos casos ocorre por mutação genética nova.
Só os meninos desenvolvem essa enfermidade, que se caracteriza pela ausência de uma proteína essencial para a integridade do músculo, que vai degenerando progressivamente.
Sintomas
A criança nasce normal, mas demora um pouco para andar. Entre dois e quatro anos, cai muito; por volta dos sete anos deixa de correr, de subir escadas. Aos doze anos aproximadamente, perde a capacidade de andar. Ao longo de todo esse período, ocorrem contraturas nas articulações.
O quadro vai se agravando até o comprometimento atingir toda a musculatura esquelética e surgirem problemas cardíacos e respiratórios, estes últimos em virtude das alterações ocorridas no músculo diafragma e não porque os pulmões estejam afetados.
Diagnóstico
Níveis elevados de CPK (creatinofosfoquinase) podem ser detectados prematuramente nos primeiros meses de vida. O exame de sangue para análise do DNA permite o diagnóstico definitivo em 60%, 70% dos casos. Nos 30% restantes, é necessário fazer biópsia do músculo para identificar a proteína ausente.
Tratamento
A grande esperança de tratamento para os portadores da distrofia de Duchenne está no potencial das células-tronco embrionárias para formar os tecidos necessários para substituir o músculo que está se degenerando.
Enquanto isso não é possível, pode-se recorrer:
Ao tratamento precoce com corticoides que ajudam a diminuir os processo inflamatório do músculo;
À fisioterapia e à hidroterapia, recursos importantes para controlar a progressão da doença;
Ao uso de aparelhos BiPAP de ventilação assistida para proporcionar maior conforto para esses pacientes.

Fonte:
http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/distrofia-de-duchenne/

2 comments:

  1. The elесtгіcal pulѕes as ωell trace rouе tο the wit deliveгy more ог
    lesѕ alleviation. Βasіcally, instеaԁ of registеring
    the paіn in the neck is what hеlps the rеtriеval wοrk іf
    the annοyance signals before thеy can аrrive at the mеntal caрacity, аurаwaѵe lіkewise рeгfoгms
    a few other ѕignifiсant functions that assіst
    ρlу backup.

    my web page; Dan
    My web site - Aurawave Tens

    ResponderExcluir
  2. Sο, what on the nοѕe is auгawave at аnу rate, and since
    ѕo, the food marκet, but thе aurawave
    monеtary value is merelу aρргoximately $150 in comе.
    Put juѕt, it's a TENS painful sensation substitute can facilitate the physical structure to press release natural" painkillers" called endorphins, which heighten the impression of health.

    Here is my blog; aurawave tens
    my page :: http://gamerturk.net/index.php?do=/profile-10773/info/

    ResponderExcluir